Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

União Europeia apoia vítimas do vulcão do Fogo com mais 52 mil euros

Cidade da Praia, 19 dez - A União Europeia (UE) vai apoiar as vítimas da erupção vulcânica que há quase um mês assola a ilha cabo-verdiana do Fogo com mais um montante de 52 mil euros.

União Europeia apoia vítimas do vulcão do Fogo com mais 52 mil euros
Notícias ao Minuto

20:28 - 19/12/14 por Ricardino Pedro

Última Hora

Cidade da Praia, 19 dez - A União Europeia (UE) vai apoiar as vítimas da erupção vulcânica que há quase um mês assola a ilha cabo-verdiana do Fogo com mais um montante de 52 mil euros.

Num comunicado hoje divulgado, a delegação da UE em Cabo Verde explica que o valor será atribuído através do Fundo de Emergência de Assistência em Desastres (FEAD), para ajudar as pessoas afectadas pela erupção do vulcão na ilha do Fogo e antecipar as necessidades adicionais decorrentes da possibilidade de novas evacuações.

"Para atender a essas necessidades actuais e futuras, a Federação Internacional das sociedades do Crescente Vermelho e da Cruz Vermelha (FICV) solicitou uma dotação orçamental adicional de 52.616 euros além dos 37.694 euros lançado inicialmente. O financiamento irá apoiar a Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) na resposta de emergência as vítimas do Vulcão do Fogo", lê-se no documento.

Segundo a UE, a ajuda adicional vem no seguimento da visita do embaixador em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, aos centros de acolhimento da Cruz Vermelha de Cabo Verde em Achada Furna, Monte Grande e Mosteiros.

"Os centros de acolhimento proporcionam à população deslocada com abrigo temporário, assistência médica, alimentação, água, e programas educacionais para crianças, entre outras necessidades básicas", enumerou, sublinhando que os 90 mil euros doados pela UE à FICV/CVCV são uma contribuição para essas despesas.

"A UE e os Estados Membros têm vindo a apoiar ativamente Cabo Verde com apoio humanitário à população e na gestão da actual situação de crise. Logo após o início das erupções, o Sistema de Gestão de Emergência Satélite Copernicus foi acionado para o fornecimento regular de imagens mostrando o fluxo da lava, para fazer um acompanhamento e avaliação rigorosos e atempados da situação", recordou a mesma fonte.

Ainda no quadro dos apoios a Cabo Verde, lê-se na nota, dois especialistas da UE foram destacadas para o Fogo para apoiar a Equipa das Nações Unidas de Avaliação e Coordenação em Casos de Desastre (UNDAC), enquanto Portugal enviou uma fragata para prestar auxílio.

O vulcão da ilha do Fogo entrou em erupção no dia 23 de novembro e até agora não provocou vítimas, tendo destruído Portela e Bangaeira, as duas povoações de Chã das Caldeiras, planalto que serve de base aos vários cones vulcânicos da ilha.

Apesar de há mais de uma semana estar no ritmo mais lento, a leva chegou hoje à zona de Ilhéu de Losna, uma das principais propriedades de cultivo de videira em Chã das Caldeiras, destruindo algumas casas e propriedades agrícolas.

RYPE // EL

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório