Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

'Period': Quando a natureza feminina é banida do Instragam

A menstruação não é algo que diga apenas respeito às mulheres. Diz também à sociedade, mas continua a ser um tabu nos dias de hoje. Até mesmo nas redes sociais.

'Period': Quando a natureza feminina é banida do Instragam
Notícias ao Minuto

11:25 - 28/03/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Redes Sociais

Que o Instagram não lida muito bem com a nudez e o erotismo já todos nós sabemos, mas parece que as questões mais íntimas da mulher e do seu corpo também não são bem vistas pela rede social. Exemplo disso é a imagem de uma jovem menstruada que foi banida não uma, mas duas vezes da sua conta.

De costas para a objetiva e com um pouco de sangue a manchar as calças junto à sua zona genital. A imagem é simples e espelha o período menstrual que as mulheres têm, mas o Instagram não gostou.

Esta imagem, conta o Daily Dot, faz parte de uma campanha lançada pela estudante Rupi Kaur, que aos 22 anos quer mudar a mentalidade das jovens indianas em relação ao período, uma das condições mais naturais e essenciais na mulher.

Além destas imagens, a jovem publicou outras tantas no Tumblr. O projeto ‘Period’ fez sucesso nesta plataforma, tendo alcançado mais de 200 mil ‘notas’ em poucos dias. Contudo, o mesmo não aconteceu no Instagram, que baniu uma das imagens apenas 24 horas depois de ter sido publicada.

Nesta rede social, explica o jornal, são proibidas imagens “violentas, de nus, de nudismo parcial, discriminatórias, ilegais, ilícitas, de ódio, pornográficas ou sexualmente sugestivas”. Mas será que as fotografias publicadas por Rupi se enquadram nos critérios de censura do Instagram? Não, trata-se “apenas de uma imagem de uma mulher com um pouco de sangue”.

A estudante não se conformou e voltou a colocar a imagem na plataforma. E, mais uma vez, esta foi apagada. Partiu para o Facebook – que detém o Instagram – e colocou a imagem e um texto em que se queixa da censura sofrida. E voltou a fazer furor: em pouco mais de 48 horas conseguiu 50 mil ‘likes’ e mais de dez mil partilhas. Foi então que o Instagram voltou atrás na decisão e a aceitou.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório