Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Galamba critica "absurda lógica" de Duarte Pacheco sobre impostos

Além de Duarte Pacheco, Vítor Gaspar é também ele protagonista nas críticas proferidas pelo deputado socialista.

Galamba critica "absurda lógica" de Duarte Pacheco sobre impostos
Notícias ao Minuto

20:43 - 09/02/16 por João Oliveira

Política Redes Sociais

Durante a noite de ontem, na RTP, o social-democrata Duarte Pacheco insistiu naquele que descrevia como um novo “brutal aumento de impostos”, dizendo que o Executivo de Costa ia cobrar mais dois mil milhões “e tal” em impostos.

Através do Facebook, João Galamba fez saber qual a sua posição sobre estas afirmações, descrevendo a lógica do social-democrata desde logo como “absurda” e recordando aquilo que aconteceu durante a governação de Passos Coelho.

“Em 2012, apesar de Vítor Gaspar ter ido radicalmente além da Troika, tomando medidas discricionárias no IVA, no IRS e no IRC no valor de 2.700 milhões de euros (estimativas do próprio Vítor Gaspar), os impostos, na verdade, baixaram, porque a receita fiscal caiu 700 milhões de euros”, escreve o socialista.

Baseando-se nos números de há quatro anos, Galamba evidencia o contraditório da lógica: “Para o PSD, uma recessão equivale a uma redução de impostos, porque a recessão provoca uma quebra da receita fiscal; e uma retoma económica, seguindo a mesma lógica, implicará sempre um aumento de impostos, porque as receitas aumentam com o crescimento económico e com a criação de emprego. A redução ou o aumento de impostos será tanto maior quanto maior for a recessão económica ou quanto mais robusta for a retoma”.

Partindo desta senda, as críticas voltam a ter um destinatário claro: Duarte Pacheco e a gestão financeira levada a cabo pelo anterior Governo nos últimos quatro anos. “Fica explicado por que razão Vítor Gaspar lançou o país numa gigantesca recessão em 2012. Apesar do PIB ter caído 4%, o deputado Duarte Pacheco tem sempre o consolo de poder dizer: ah, mas baixamos os impostos 700 milhões de euros aos portugueses”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório