Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Costa confiante de que será primeiro-ministro na próxima semana

Calendário ideal para o PS implica que o seu governo tome posse ainda esta semana.

Costa confiante de que será primeiro-ministro na próxima semana
Notícias ao Minuto

07:35 - 22/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

António Costa está confiante: esta segunda-feira Cavaco Silva irá indigitá-lo como primeiro-ministro e até ao final da semana este conseguirá apresentar a composição da sua equipa.

Este é, segundo avança o Jornal de Notícias, um calendário com margem de segurança para o PS. A confiança de que a tomada de posse de um governo socialista está prestes acontecer está assente no facto de o Presidente da República não ter feito mais exigências à Esquerda e de Passos Coelho ter afirmado que um governo de gestão não seria uma boa solução para o país.

De acordo com esse mesmo calendário, Cavaco Silva comunicará a sua decisão amanhã e em um ou dois dias o secretário-geral do PS dará conhecer o seu Executivo. A morosidade do processo, porém, depende também do grau de rapidez com que os ministros de Costa aceitem o seu convite para formar governo.

Grande parte dessa equipa já está escolhida, recorde-se, com a escolha de Mário Centeno para as Finanças, Manuel Caldeira Cabral para a pasta da Economia, Adalberto Campos na Saúde e Helena Freitas para o Ambiente. Nos últimos dias tem-se falado também de Rocha Andrade para a Administração Interna, Pedro Nuno Santos para os Assuntos Parlamentares e Eduardo Cabrita para ministro da Presidência.

Entretanto o Pública avança que António Costa quer um juiz a liderar a pasta da Justiça. José Mouraz Lopes, ex-diretor adjunto da Polícia Judiciária, é o nome avançado para o cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório