Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

"Este Governo é mentiroso" e tapa "buracos com novos impostos"

Pedro Filipe Soares reagiu, em nome do Bloco de Esquerda, aos dados mais recentes divulgados pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

"Este Governo é mentiroso" e tapa "buracos com novos impostos"
Notícias ao Minuto

18:14 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Política Bloco de Esquerda

Os números mais recentes da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) apontam para um risco de 660 milhões de euros de desvio na receita fiscal. Situação que coloca em causa a possibilidade de parte da sobretaxa do IRS ser devolvida no próximo ano.

Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, é taxativo a dizer que a possibilidade que o Governo deixou em aberto, de devolução de sobretaxa, é uma “miragem do que não vai acontecer”.

“O Governo ainda há uma semana dizia que se a execução orçamental corresse bem poderia devolver parte da sobretaxa ainda 2016, mas o que a UTAO vem dizer é que esse ato foi um ato de propaganda”, criticou o bloquista, em declarações à TVI.

Pedro Filipe Soares disse ainda que “há desvio nas receitas, há reembolsos do IVA que ainda não foram pagos e que vão ainda diminuir as receitas, e o IRS está a ficar abaixo do que era previsto pelo Governo”.

Para o deputado bloquista, “não é nada de novo”, afirma. “Este Governo não soube fazer outra coisa que não aumentar impostos, como é que poderia agora, no final do mandato, devolver algum valor?”, questionou, acrescentando que “é propaganda, é falso”.

“Este é um Governo mentiroso”, disse ainda o bloquista, acrescentando que “mais uma vez chegamos a meio do ano com um buraco nas contas públicas” e que a estratégia do Executivo, “de buraco em buraco”, passará por “tapar buracos com novos impostos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório