Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Históricos deputados dizem adeus ao Parlamento

Depois de terem sido apresentadas os cabeças de lista tanto do PS como do PSD há deputados históricos que ficam de fora.

Históricos deputados dizem adeus ao Parlamento
Notícias ao Minuto

08:47 - 29/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Listas

O fim da carreira política chegou para alguns deputados. Uns abandonam para sempre o Palácio de São Bento, mas outros podem vir a ser candidatos à Presidência da República.

Comecemos por João Bosco Mota Amaral que foi deixado de lado por Passos Coelho. Entrou para o partido em 1969 e mostra-se bastante descontente por abandonar agora o seu estatuto como deputado. "O processo decorreu nas condições que toda a gente sabe. Fui excluído e ponto final. E não digo mais nada", disse ao jornal i sem querer aprofundar mais a questão.

Mas do lado do PS há também quem diga adeus. Maria de Belém não quis entrar para a lista socialista, mas deverá apresentar a sua candidatura à Presidência da República, não deixando morrer por agora a sua carreira política.

Já a atual presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, recusou mesmo a integração na lista apresentada pelo PSD esta segunda-feira. Falou-se em "desgaste". O i fala numa pausa.

O caso de Miguel Macedo é mais controverso. O histórico social-democrata foi obrigado a demitir-se por estar alegadamente envolvido no caso dos vistos gold. Perdeu a imunidade parlamentar e foi constituído arguido.

Outro histórico que sai das listas é Guilherme Silva, que integrou o partido em 1991. Mas também o socialista Alberto Costa foi excluído da lista de deputados.

O mesmo destino teve o deputado José Lello, amigo próximo de Sócrates e que sempre o defendeu.

Mendes Bota também abandona o Parlamento e junta-se a Carlos Moedas em Bruxelas. José Ribeiro e Castro, fundador do CDS, decidiu renunciar ao mandato e rejeitou a hipótese de ser candidato.

Luís Fazenda e João Semedo, do Bloco de Esquerda, que também se despedem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório