Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Governo aceitou participar ativamente numa farsa"

“O Governo aceitou participar ativamente numa farsa” quando acordou a venda da TAP ao consórcio Gateway, acusa a bloquista Mariana Mortágua.

"Governo aceitou participar ativamente numa farsa"
Notícias ao Minuto

11:54 - 07/07/15 por Goreti Pera

Política Mariana Mortágua

No artigo de opinião que hoje assina no Jornal de Notícias, a deputada Mariana Mortágua tece, uma vez mais, críticas ao Executivo por ter levado a cabo uma privatização que coloca a TAP na mão de estrangeiros.

“O Governo diz que as regras europeias obrigaram à privatização da TAP. Mas as regras europeias também dizem que a TAP não pode ser gerida por um não-europeu. E o Governo não perguntou, não tentou, não quis saber. E aceitou participar ativamente numa farsa”, acusa a deputada do Bloco de Esquerda.

Na perspetiva da bloquista, “a Barraqueiro surge no negócio de compra da TAP apenas como teste de ferro do grupo norte-americano” Gateway. Isto porque “Humberto Pedrosa, a parte nacional do negócio, tem ações representativas de 51% do capital mas só vai injetar 5% do dinheiro na empresa”.

Além disso, explica Mariana Mortágua, “tem direito a 24,3% dos lucros e não poderá tomar decisões sem a aprovação do seu sócio norte-americano. Isto porque as suas ações, apesar de serem em maior número, são ‘ordinárias’ e as de Neeleman são de ‘categoria A’”.

Recorde-se que este domingo o Público deu conta de que especialistas levantaram dúvidas sobre a legalidade do negócio com a Gateway, dado que decisões estratégicas terão de ser aprovadas “pelo lado não europeu”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório