Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vitória do 'não' é uma “importante derrota para a UE e para o FMI"

Partidos portugueses já estão a reagir aos resultados da Grécia.

Vitória do 'não' é uma “importante derrota para a UE e para o FMI"
Notícias ao Minuto

19:20 - 05/07/15 por Andrea Pinto com Lusa

Política João Ferreira

Numa primeira reação aos resultados do referendo grego, João Ferreira diz que vitória do ‘não’ é uma “importante derrota para a UE e para o FMI.

“O resultado constitui uma importante derrota para a UE e FMI e para todos os que funcionam segundo os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros”, afirmou o líder do PCP.

E dito isto, lançou críticas aos governantes portugueses cuja “inaceitável postura mostra a sua clara posição de querer impor a sua politica de direita”, disse, referindo-se a Passos Coelho e a Cavaco Silva, a quem acusa de ter agir sem uma opinião formada.

“Adote uma atitude de defesa dos interesses nacionais”, apelou João Ferreira dirigindo-se ao Presidente da República.

O PCP deixou ainda um "alerta para o prosseguimento das manobras daqueles que, com a UE e o FMI, desrespeitando a vontade do povo grego, procurarão impor à Grécia, como impõem a Portugal, a dependência e o desastre económico e social", sublinhando que aquilo que se impõe é "o respeito da vontade uma vez mais expressa pelo povo grego".

João Ferreira reafirma ainda "a exigência ao Governo e ao Presidente da República de que, abandonando a sua atitude de submissão, adote uma política de defesa dos interesses nacionais".

O resultado, para os comunistas, "rejeita a continuação da política de exploração e empobrecimento que a UE e o FMI têm procurado impor" e é "tão mais significativo quando alcançado sobre a pressão de uma inadmissível e colossal operação de ingerência e de destabilização, promovida pela UE e o FMI contra o povo grego", ação que em Portugal "contou com a ativa participação do Governo PSD/CDS e do Presidente da República".

"O que a realidade mostra, a começar pelo nosso país, é que as políticas e instrumentos de dominação da UE são contrárias ao desenvolvimento e ao progresso económico e social e constituem inaceitáveis obstáculos ao desenvolvimento de políticas em favor dos legítimos interesses e aspirações dos povos", condenou ainda.

Para o eurodeputado do PCP é preciso que em Portugal se rompa com a política de direita e a "concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda" pela qual o partido se vem batendo.

"Entre a chantagem, as imposições e as pressões feitas pela União Europeia e o direito de um povo ao desenvolvimento, é este último que deve prevalecer sobre as primeiras", enfatizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório