Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Joana Amaral Dias vai à Grécia manifestar solidariedade

A secretária-geral do Partido Trabalhista Português, Joana Amaral Dias, anunciou hoje, no Funchal, que vai deslocar-se à Grécia na terça-feira, para marcar "posicionamento político" e "manifestar solidariedade" com o povo grego, seja qual for o resultado do referendo.

Joana Amaral Dias vai à Grécia manifestar solidariedade
Notícias ao Minuto

21:20 - 04/07/15 por Lusa

Política Trabalhista

"Vou viajar na terça-feira para Atenas. Vou por razões políticas e para marcar um posicionamento", disse, salientando que o momento é de "transformação social muito importante", quer vença o "sim" ou o "não" no referendo deste domingo.

"O PTP entende que deve estar presente e deve também manifestar a sua solidariedade com o povo grego, que vai passar por um momento difícil, seja lá qual for o resultado", afirmou Joana Amaral Dias, vincando que gostava que o "não" ganhasse.

"É muito importante para a soberania e para a defesa do povo grego [que vença o 'não'] e, consequentemente, para a defesa do povo português", declarou, sublinhando que a Grécia está a ser alvo de uma "nova xenofobia" e que isso representa um "retrocesso civilizacional muito perigoso".

"Hoje apontamos o dedo aos gregos, amanhã esse dedo é apontado a nós, portugueses", advertiu.

Joana Amaral Dias, que hoje iniciou uma visita de dois dias à Madeira, revelou, por outro lado, que vai anunciar, na próxima semana, a adesão de mais partidos à coligação composta pelo PTP, Agir (movimento por si fundado) e PDA, que se prepara para concorrer às eleições legislativas nacionais.

"Já temos congregado inúmeras associações e movimentos de cidadãos, mas contamos esta semana anunciar publicamente coligações com mais partidos políticos e também com outros movimentos de cidadãos", disse, sem contudo revelar quais.

"Vamos chamar mais partidos à coligação PTP/Agir/PDA. Todos, desde que não sejam o PSD, nem o CDS, nem o PS, que são os responsáveis pelo túmulo que cavaram aos portugueses", declarou, realçando que o seu programa eleitoral "começa pelo combate à corrupção, passa pela defesa das funções sociais do Estado e termina com o aprofundamento da democracia".

Na Madeira, o PTP concorreu coligado com o PS nas últimas legislativas regionais, tendo elegido um deputado (José Manuel Coelho). O partido também integra a coligação Mudança, que lidera a Câmara Municipal do Funchal, a maior autarquia da Madeira.

Joana Amaral Dias destacou o trabalho do PTP na região autónoma e teceu críticas às políticas de austeridade, considerando que não serviram para controlar a dívida pública nem o défice, mas sim para "quebrar a espinha ao povo, para o empobrecer, pô-lo cabisbaixo e retirar-lhe a dignidade e, ao mesmo tempo, ir robustecendo e dando gás aos interesses instalados".

"A Madeira ilustra bem, no sentido mais negativo, o que tem sido a política de austeridade", salientou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório