Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Protestos nas galerias geram críticas da maioria ao PCP

Várias pessoas protestaram hoje nas galerias do parlamento pelo chumbo de projetos de lei da posição para melhorar o regime de rendas apoiadas, tendo a maioria PSD/CDS-PP criticado os comunistas por terem convidado os manifestantes.

Protestos nas galerias geram críticas da maioria ao PCP
Notícias ao Minuto

13:25 - 02/04/15 por Lusa

Política Parlamento

Depois de o PSD e o CDS-PP terem chumbado as três propostas do PCP, BE e PS, cerca de uma dezena de pessoas presentes nas galerias levantaram-se gritando "a luta continua" e outras palavras de ordem, até serem retirados pela polícia.

O presidente da bancada do CDS, Nuno Magalhães, pediu a palavra para afirmar que a galeria em causa "é destinada a convidados dos grupos parlamentares" e perguntar "quem convidou, como convidou e quando convidou", admitindo levar o assunto a uma conferência de líderes extraordinária, tendo recebido fortes aplausos dos deputados da maioria.

De imediato, o líder parlamentar comunista, João Oliveira, assumiu o convite feito pelo seu grupo parlamentar, referindo que os convidados receberam "pessoalmente a indicação de que não podiam manifestar-se".

"Isto aconteceu e obviamente o grupo parlamentar do PCP tem de lamentar que isto tenha acontecido", afirmou, perante protestos audíveis das bancadas da maioria.

Já o deputado do PSD Hugo Soares apoiou a intervenção de Nuno Magalhães e criticou os comunistas por convidarem pessoas que "acabaram não só de se manifestar, mas de insultar os deputados eleitos democraticamente".

O social-democrata defendeu que este assunto deve merecer a "reflexão de todos os grupos parlamentares", nomeadamente na conferência de líderes.

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, frisou que "a vozearia é um direito dos deputados e está proibida às pessoas nas galerias" e manifestou-se contra as manifestações recorrentes nas galerias.

"Nunca senti que as manifestações no parlamento pudessem fazer bem ao parlamento, é sempre com grande mágoa, eu que amo a liberdade, que registo estas manifestações", disse.

Os projetos do PCP e do BE para alterar o regime de renda apoiada foram chumbados pela maioria, com a abstenção do PS.

Já o projeto dos socialistas mereceu também a oposição da maioria e a abstenção do BE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório