Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bloomberg descobre deputada que virou 'estrela'

A agência Bloomberg, focada particularmente em assuntos económicos, esteve atenta ao caso que levou à queda do BES. E agora faz referência à jovem deputada bloquista.

Bloomberg descobre deputada que virou 'estrela'
Notícias ao Minuto

22:01 - 26/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Mariana Mortágua

Os elogios ao trabalho da maioria dos deputados que têm participado na comissão de inquérito parlamentar aos últimos dias do BES chegaram além-fronteiras. A Bloomberg dedica um artigo a Mariana Mortágua, a deputada do Bloco de Esquerda, que é descrita pela agência como espécie de ‘estrela’ da política portuguesa.

As questões diretas e incisivas da deputada de 28 anos são referidas pela Bloomberg, que diz que Mariana Mortágua tem na ‘mira’ os “ricos e poderosos” como Ricardo Salgado e outros membros do clã Espírito Santo, mas também outras figuras de renome como Henrique Granadeiro e o responsável máximo do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A Bloomberg faz uma curiosa referência às roupas de cores sóbrias, e ténis Converse All-Star da jovem deputada, sem descurar o que diz ser um “trabalho de casa bem feito” que agora está a dar frutos. Recorde-se que, por cá, um vídeo de Mortágua a questionar Zeinal Bava chegou a ser um sucesso nas redes sociais.

Além do trabalho no Parlamento da deputada portuguesa, a Bloomberg destaca também o ‘sangue político’ que corre nas veias da família, que conta com outra figura de esquerda, a irmã Joana Mortágua, bem como o pai, o ‘pirata do ar’ Camilo Mortágua, ativista que se opôs ao Estado Novo e que, como recorda a agência, esteve com um grupo a bordo de um avião da TAP que, em 1961, obrigou o piloto a dar voltas a manter-se no ar enquanto eram lançados panfletos.

Cem mil panfletos terão sido lançados sobre os céus não só de Lisboa mas também de Setúbal e Barreiro, entre outros locais, a apelar à revolta popular contra o regime ditatorial de Salazar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório