Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Costa acusado de falhar contribuições autárquicas

Depois de Pedro Passos Coelho, surgem agora notícias de que António Costa não pagou as respetivas contribuições autárquicas quando era ministro da Justiça. Autarca de Lisboa já desmentiu.

Costa acusado de falhar contribuições autárquicas
Notícias ao Minuto

07:55 - 03/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Polémica

A notícia de que Pedro Passos Coelho não havia pago as contribuições para a Segurança Social fez manchete nos últimos dias. Agora, tal como escreve o Observador, é António Costa que está a ser visado, também por falta de pagamentos devidos.

Vários membros do PSD estão a partilhar no Facebook um recorte de uma notícia do antigo jornal Tal & Qual na qual se pode ler que o agora presidente da Câmara Municipal de Lisboa não pagou a respetiva contribuição autárquica entre 1999 e 2002 – altura em que desempenhou as funções de ministro da Justiça.

Tal como explica o Observador, o jornal encerrou em 2007 e o artigo em causa não está disponível na internet.

O assessor do primeiro-ministro, Carlos Sá Carneiro, foi um dos elementos ligados ao PSD que partilhou a imagem no seu perfil do Facebook.

“Da esquerda radical quase tudo se espera. Mas de um partido com ambições governativas aguarda-se uma postura menos inflamada. Não foi o que aconteceu com “este PS” e com sua a porta-voz destacada (Sónia Fertuzinhos) para a intendência, que pretendeu cavalgar uma falha – assumida e explicada – de uma obrigação que, apesar de prescrita, foi voluntariamente regularizada. Um PS cheio de telhados de vidro que desata a atirar pedras mal espreita uma pequena oportunidade”, escreveu o assessor na publicação acompanhada pelo recorte da notícia.

Também Carlos Abreu Amorim, deputado social-democrata, se pronunciou sobre o assunto. Na sua página oficial do Facebook começou por dizer que “tudo isto é lamentável” e que “não é assim que se deve fazer política”. Mas sublinhou: “quem tem telhados de vidro deve ser prudente a atirar pedras”.

“Era inevitável – este escarafunchar na arqueologia pessoal de cada um pode não deixar ninguém incólume. Daqui a pouco andaremos em busca das multas de estacionamento e das faturas sem número de contribuinte. Nada que não tenha já acontecido à esmagadora maioria dos cidadãos (exceto os “anjos sem asas” que pululam nos fóruns das rádios e TV’s) mas que uma onda puritanismo hipócrita tenta elevar à esfera do mínimo ético indispensável de todos os quotidianos. Repito: não pode ser assim que se faz política!”, acrescentou.

António Costa enviou, entretanto, uma nota ao Observador a desmentir que tal notícia seja verdade.

“Dirigentes do PSD reeditaram hoje uma ‘notícia’ do extinto semanário Tal & Qual, publicada no ano 2000 (ou 2001). O desmentido que então fiz mantém plena atualidade: não devo nem devi qualquer quantia relativa à sisa ou à contribuição autárquica”, assegurou o líder do Partido Socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório