Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Passos "deve continuar" como líder, mesmo se perder legislativas

Mesmo que perca as eleições legislativas, Pedro Passos Coelho deve ficar à frente do partido. Quem o diz é o vice-presidente do PSD Carlos Carreiras, em declarações ao i. A este, juntam-se outros sociais-democratas que defendem a mesma tese.

Passos "deve continuar" como líder, mesmo se perder legislativas
Notícias ao Minuto

09:16 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política PSD

“Seria muito aconselhável que Pedro Passos Coelho continuasse” a assumir as funções de líder do PSD, mesmo se sair derrotado das eleições legislativas. A convicção é de Carlos Carreiras, vice-presidente do partido.

O presidente da Câmara de Cascais disse-o ao jornal i, onde tinha já assinado um artigo de opinião escrevendo que “independentemente dos resultados, os dois [Passos Coelho e António Costa] devem continuar como líderes partidários depois das legislativas”.

Além de ser uma estratégia para bloquear eventuais movimentações internas rumo à sucessão e para transmitir a imagem de que o partido está coeso em torno de Passos, na perspetiva de Carlos Carreiras esta “será a única forma de não paralisar o país num cenário, largamente previsível, de necessidade de soluções políticas e reformadoras”.

Mas Carreiras não é o único a defender esta tese. O líder da JSD Hugo Soares entende que, “se assim quiser, Pedro Passos Coelho tem todas as condições e legitimidade para continuar como líder”.

Também Pedro Ó dos Ramos tem o mesmo entendimento. “A prática dita que os líderes derrotados saem. Não é comum, mas este primeiro-ministro já quebrou algumas regras em Portugal”, afirma o vice-presidente da bancada parlamentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório