Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Moções políticas em discussão na IX Convenção do Bloco

Cinco moções de orientação política deram entrada na comissão organizadora da IX Convenção do Bloco de Esquerda, que se realiza a 22 e 23 de novembro, num processo que recolheu a participação de cerca de dois mil aderentes.

Moções políticas em discussão na IX Convenção do Bloco
Notícias ao Minuto

21:12 - 01/10/14 por Lusa

Política Eventos

Cerca de dois mil aderentes do BE subscreveram o conjunto das cinco moções entregues até terça-feira, 30 de setembro, o último dia do prazo regulamentar, segundo refere o `site´ do BE www.esquerda.net.

Para além da moção dos atuais coordenadores do BE, intitulada "Moção unitária em construção - Revolta cidadã para vencer a austeridade" e do documento proposto pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, intitulado "Bloco plural - fator de viragem", deram entrada outras três moções de orientação:

A moção A, "Uma resposta de esquerda - Por um Bloco que responda já aos problemas das pessoas", defende que o BE deverá, após a Convenção, convidar todas as forças partidárias e movimentos sociais de esquerda para uma negociação que vise uma convergência ou plataforma eleitoral para as próximas eleições de 2015.

Esta disponibilidade deve ser afirmada "sem excluir quem quer que seja nem colocar condições que, à partida, inviabilizem o processo, defende a moção.

A moção B, "Refundar o Bloco - na luta contra a austeridade", propõe que o BE tome a iniciativa "para agrupar todas as forças com vista aos próximos atos eleitorais, seja nas legislativas como nas presidenciais".

"Reinventar o Bloco" é o título da moção R, que apresenta o BE como "o partido das solidariedades" e propõe alterações na organização interna visando aumentar a democracia e a militância partidária".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório