Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Degradação no Parque das Nações é "situação em ultrapassagem"

O presidente da Câmara de Lisboa disse hoje que a degradação dos espaços verdes no Parque das Nações é uma "situação felizmente em ultrapassagem" porque a manutenção já se iniciou na segunda-feira.

Degradação no Parque das Nações é "situação em ultrapassagem"
Notícias ao Minuto

15:40 - 25/07/14 por Lusa

Política António Costa

O autarca falava à agência Lusa à margem de uma visita ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, que celebrou hoje 15 anos, na freguesia do Parque das Nações.

"Vamos iniciar agora no mês de agosto a intervenção sobre o passadiço", adiantou o autarca socialista.

A deterioração dos jardins e do piso naquela zona da cidade tem vindo a ser criticada pelos moradores e pelo presidente da junta de freguesia, que atribui responsabilidades à câmara.

Em meados de junho, José Moreno admitiu, numa reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, fechar a frente ribeirinha por entender que a situação põe em causa a segurança dos peões.

"O que aconteceu foi uma sobreposição de transições da Parque Expo para a câmara, da câmara para a junta" à qual se juntaram "dificuldades burocráticas na renovação dos contratos" das empresas prestadoras de serviços, esclareceu o presidente da câmara, António Costa.

O presidente garantiu que "o Parque das Nações vai voltar a ser o que era", admitindo, contudo, que as intervenções vão "levar algum tempo".

Durante a visita, em nome de um grupo de residentes, José Baltazar entregou a António Costa uma pasta intitulada "A queda de um bairro", que continha uma notícia do autarca a indicar que a zona iria manter o padrão de qualidade, depois de os contratos de prestação de serviços que estavam sob alçada do Parque Expo (cuja extinção deverá ficar concluída este ano), passarem para a autarquia.

Na pasta entregue pelo também membro da Assembleia de Freguesia do Parque das Nações, que ali se deslocou de forma apartidária, havia ainda vários exemplos da degradação do local, expostos através de fotografias.

"Foi uma iniciativa espontânea enquanto cidadão interessado no parque", que teve como objetivo "interpelar" o presidente, referiu José Baltazar à Lusa.

O Parque das Nações é a freguesia mais recente da cidade, criada com a reforma administrativa de Lisboa, que entrou em vigor no ano passado e que levou a uma redução de 53 freguesias para 24.

Anteriormente o espaço dividia-se entre os municípios de Lisboa e Loures.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório