Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Carnaval à lusitana. Saiba como cada cidade vai viver este dia de folia

Agora que Costa chegou e o 'Carnaval voltou', até terça-feira aproveite a muita festa e diversão que prometem animar os próximos dias de Norte a Sul. Se ainda não sabe onde ir, fique com algumas sugestões.

Carnaval à lusitana. Saiba como cada cidade vai viver este dia de folia
Notícias ao Minuto

09:37 - 07/02/16 por Ana Lemos

País Lazer

Em julho de 2011, Passos chegou ao Governo e durante os quatro anos do seu mandato não deu tolerância de ponto à Função Pública, apesar de a grande maioria dos 308 municípios ter continuado a dispensar os seus funcionários na terça-feira de Carnaval. Agora com Costa, o dia de descanso regressou.

Porque 'a vida são dois dias e o Carnaval são três' são muitos portugueses que anseiam por estes dias de folia e diversão. De Norte a Sul, passando pelas ilhas, são centenas os municípios que têm programas especiais e para todos os gostos. Aliás, muitos estão em festa há vários dias.

Mas descanse, se ainda não teve oportunidade de desfrutar do Carnaval, ainda vai a tempo. E se ainda não decidiu onde ir, aqui ficam algumas sugestões 'cá dentro' e 'lá fora'. Quanto ao tempo, S. Pedro 'promete' não pregar nenhuma grande partida.

Em Ovar, uma das novidades deste ano era a 'Farrapada', um desfile noturno em que o público era o protagonista. O mau tempo, porém, estragou o desfile habitual das escolas de samba, marcado para domingo. Ainda assim, há atuação de DJ à noite. Contudo, os prometidos concertos permanecem na agenda com atuações de DJ e um baile de máscaras. Outra novidade é o facto de o desfile das escolas de samba regressar à Avenida Sá. Prometidos estão também concertos, atuações de DJ e um baile de máscaras. Ali perto, em Estarreja, o desfile promete ser animado por um convidado especial. Tino de Rans, que se candidatou à Presidência da República nas últimas presidenciais, já confirmou presença. 

Mais próximo da capital, em Loures, realiza-se hoje (e repete na terça-feira), no centro da cidade, o tradicional corso com carros alegóricos e a já habitual crítica social. A despedida ao Rei Momo D. Ocário XLII e respetivo cortejo fúnebre acontecerão quarta-feira.

Se quiser fazer mais alguns quilómetros Torres Vedras e Alcobaça já habituaram os portugueses a muitos e longos dias de festa. O Carnaval de Torres conta este ano com quatro novos cabeçudos, assim como novos carros para os reis e para o To'Candar (grupo que anima o corso semelhante ao Trio Elétrico no Carnaval brasileiro). O tema deste ano é 'Figuras e Figurões'. Na noite passada decorreu o concurso Grupos Mascarados, esta tarde há novo corso (pelas 14h30). Amanhã realiza-se o Baile de Máscaras e para a noite está reservado o Corso Trapalhão. Terça-feira, o centro da cidade volta a ser palco de um desfile, antes de no dia 10 fazer o Enterro do Entrudo, que marca o fim das festividades.

Por Alcobaça, milhares de foliões prometem dar alegria e cor à cidade até à próxima quinta-feira. O mote deste ano é a ‘Música’. Depois do Carnaval Sénior e Infantil, a Tenda do Carnaval, situada mesmo em frente ao Mosteiro de Alcobaça, é o epicentro das festividades. As noites estão a cargo de vários DJ's, e, claro, dos cafés e os bares que se juntam à festa prolongando-a até ao raiar do sol. Quarta-feira realiza-se o tradicional Enterro do Entrudo.

Se quer um cheirinho a Carnaval do Brasil, a Bairrada realiza hoje e terça-feira o desfile das quatro escolas de samba (GS Sócios da Mangueira, GRES Batuque, GRES Amigos da Tijuca e GRES Real Imperatriz) que será intermediado com grupos de foliões.

Também na Mealhada sai hoje à rua o corso carnavalesco no circuito da zona desportiva, tendo como principal atração as quatro escolas de samba inspiradas nas congéneres do Rio de Janeiro: Mangueira, Batuque, Amigos da Tijuca e Real Imperatriz. E este ano há uma novidade: a presença de um grupo de bailarinas chinesas, composto por estudantes da Universidade de Coimbra. O desfile, que envolve entre 750 a mil pessoas, repete na terça-feira, agrupando escolas de samba, entidades recreativas e espontâneas. 

Em Buarcos, Figueira da Foz, Saúl e Luísa Marques (eleita rainha no pavilhão multiusos da Figueira da Foz ) desfilam hoje, e terça-feira, na Avenida do Brasil, acompanhados por cerca de 800 pessoas, repartidas pelas três escolas de samba do concelho, seis grupos e oito carros alegóricos.

Sesimbra deu início à festa na sexta-feira e promete muita folia até dia 10. Mais de um milhar de figurantes vão participar nos desfiles das escolas e grupos de samba do conselho, que caracteriza o seu Carnaval por uma mistura do tradicional com samba. Mas há também concursos de máscaras, desfiles de palhaços e bailes. O Enterro do Bacalhau na próxima quarta-feira encerra as festividades.

Se quiser aproveitar a tolerância de ponto para fazer uma viagem mais longa e desfrutar do Carnaval, as ilhas também prometem muito desta. Na Madeira, a tradicional Festa dos Compadres, que decorreu no passado fim de semana na cidade de Santana, deu início às festividades que continuaram com o cortejo deste sábado, a animação na baixa do Funchal com sete bandas filarmónicas, além dos ateliês de pintura facial, espetáculos de marionetas, magia, malabarismo e arruadas. O fim da festa acontecerá quarta-feira com o cortejo 'Trapalhão'.

No arquipélago dos Açores, em Ponta Delgada, a tradição mantém-se com os bailes de Carnaval, no Coliseu Micaelense, e na 'terça-feira gorda' a Batalha das Limas. Em Angra do Heroísmo também há danças e bailinhos no Teatro Angrense hoje, amanhã e terça-feira. Hoje na Casa do Povo das Lajes realiza-se o Encontro de Danças e Bailinhos de Carnaval, que contará com a presença do Bailinho aberto à moda da Terceira 'Um segredo bem guardado', da Dança de Carnaval das Lajes, da Dança de Carnaval de Ponta Delgada e da Dança de Santa Cruz 'Mulheres atrevidas'.

Sugestões além fronteiras

Se gosta de um Carnaval marcado pelo requinte e glamour, Veneza (Itália), também está relativamente próxima. Ainda vai a tempo de assistir na Piazza San Marco à Premiazione della Maria, que elege a rainha do Carnaval. Parte da tradição são também os desfiles diários, o teatro de rua, música e dança com coreografias inspiradas no mundo da natureza.

Mais distante mas ainda possível está o Rio de Janeiro (Brasil), cujo tradicional desfile das escolas de samba no Sambódromo da Avenida Marques de Sapucaí acontece na noite deste domingo para segunda. Praias como Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e recantos menos conhecidos como a Prainha, Joatinga, Reserva e a praia nudista Abricó, também são palco de festa. Mas já há dias que os 482 blocos desfilam em todas as regiões da cidade em horários diversificados acompanhados por carros de som e a massa de foliões fantasiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório