Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Falta de pessoal causa preocupações no SEF

Nova ministra da Administração Interna já recebeu um pedido para uma reunião de urgência.

Falta de pessoal causa preocupações no SEF
Notícias ao Minuto

23:55 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Segurança

Constança Urbano de Sousa será a próxima ministra da Administração Interna e assim que assumir a pasta terá logo uma ‘pedra’ para tirar do sapato: a falta de pessoal nos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para controlar as entradas em Portugal.

Dado o problema que preocupa o sindicato, a rádio Renascença sabe que já foi pedido à nova ministra uma reunião de urgência para debater o assunto. A sindicalista Manuela Niza Ribeiro, em declarações à mesma fonte, sublinhou que há 10 anos que não entram profissionais para a área policial. A área não policial está também em crise, com falta de pessoal na ordem dos 20%.

Em nome do SEF, a sindicalista lembra que estas autoridades são “quem tem de garantir a segurança do país, controlo de fronteiras e documentação de estrangeiros em território nacional”.

O controlo aéreo e marítimo está sob controlo, mas o mesmo não se pode dizer das zonas terrestes, onde “não há possibilidade de efetivos para controlo de fronteiras total. É manifestamente impossível”, sublinha Manuela Niza Ribeiro. Há, neste momento, apenas 500 inspetores responsáveis pelo controlo fronteiriço do nosso país.

Esta falta de meios não só condiciona o trabalho principal do SEF como também atrasa as concessões de autorizações de residência, entre outro tipo de questões documentais. “São seis meses de atraso e é inconcebível para quem precisa desse documento para trabalhar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório