Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Do equívoco ao pedido de desculpas de José Rodrigues dos Santos

O erro no pivô da reportagem sobre o deputado mais velho da nova legislatura levou o apresentador e a própria direção da RTP a apresentarem um pedido de desculpas em direto.

Do equívoco ao pedido de desculpas de José Rodrigues dos Santos
Notícias ao Minuto

08:35 - 09/10/15 por Notícias Ao Minuto

País RTP

Durante o telejornal de quarta-feira, o apresentador da RTP, José Rodrigues dos Santos, leu a introdução de uma reportagem que continha um erro sobre o PS, tornando-se imediatamente viral nas redes sociais e despoletando várias reações e críticas.

O pivô disse que “o deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito – ou eleita – pelo PS”. O parlamentar em causa era Alexandre Quintanilha que, segundo o semanário Expresso, é homossexual assumido. Ainda durante o telejornal, José Rodrigues dos Santos tentou emendar o erro e, numa entrevista exclusiva ao semanário, lembrou que “em todas as profissões há erros” e que “era um absurdo achar que estava a fazer uma piada”.

Já no dia seguinte, quinta-feira, surgiram reações por parte do PS, por António Costa, que exigiu “um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto”, descrevendo a falha informativa como “inaceitável”.

A estação pública de televisão não tardou em responder e, através da própria direção, sublinhou que se tratou de um “erro não intencional” e um “lamentável equívoco”. “Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 69 anos. O pivô, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa”, justificou.

O momento pode ser revisto aqui, por volta do minuto 44:45s

Recomendados para si

;
Campo obrigatório