Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Há cada vez mais turmas com alunos de anos diferentes

Entenda-se por turmas mistas aquelas que juntam alunos de diferentes anos de ensino.

Há cada vez mais turmas com alunos de anos diferentes
Notícias ao Minuto

07:51 - 22/09/15 por Notícias ao Minuto

País Ensino

A denúncia foi feita por diretores escolares, dirigentes e Fenprof, que garantem haver cada vez mais turmas onde alunos de 1º ano se ‘misturam’ com educandos que frequentam outros anos de ensino, como 3º e 4º ano.

Ainda no governo de Sócrates, foram criados centros escolares que acolhiam alunos do 1º ciclo para combater o número de escolas com poucos alunos. Posteriormente, esses centros foram integrados em agrupamentos. O número de turmas mistas acabou por descer mas a realidade voltou a alterar-se este ano.

Este crescimento levou a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) a lançar o alerta, referindo que as turmas mistas causam “desvantagens [de aprendizagem] enormes”.

Ao Jornal de Notícias, Manuel Pereira, da ANDAEP, explica que as mesmas regras não podem ser generalizadas pelo país, visto que “zonas do país deprimidas” não podem ter as mesmas regras do “que a linha de Cascais”, querendo com isso dizer que “em certas áreas, deveriam ser permitidas turmas bem mais pequenas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório