Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Via Algarviana pode vir a ser abandonada após investimento de milhões

Os municípios do Algarve não chegaram a acordo, por estarem a apostar noutros projetos.

Via Algarviana pode vir a ser abandonada após investimento de milhões
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Turismo

A Via Algarviana, a grande rota pedestre, corre o risco de ficar ao abandono. Após um investimento de 1,2 milhões de euros para criar uma via que incentiva o turista a conhecer novos destinos na natureza, os municípios não se entendem quanto a um plano de sustentabilidade.

A coordenadora do projeto, Anabela Santos, diz não haver condições, uma vez que a candidatura dos fundos comunitários que suportava o projeto terminou em julho, avança o Público.

Após conversações com os 11 municípios envolvidos no projeto, o plano de gestão acabou por ser recusado. "Não foi possível consensualizar uma solução, no seio da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), quanto ao modelo de gestão. As atenções estão viradas para as sunset parties e outras festas à beira-mar", adianta Anabela Santos.

"Todos concordamos em manter a Via Algarviana, mas não chegamos a acordo quanto ao modelo de gestão e custos", informa, por sua vez, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal), Jorge Botelho.

Por agora ficou acordado que cada município iria contribuir com 1.700 euros até ao final do ano para assegurar "a continuação do projeto".

A Via Algarviana, criada em 2006, chegou a ser alargada para 800 quilómetros. A Grande Rota Pedestre (que liga Alcoytum ao Cabo de São Vicente-Sagres) teve ainda um acréscimo de ligações: Marmelete-Aljezur, Mexilhoeira Grande-Monchique, Estação de Loulé-Salir, Paraíses-São Brás de Alportel e Lagos-Bensafrim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório