Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

PS organiza tributo a Maria Barroso no Parlamento Europeu

A delegação do PS ao Parlamento Europeu vai organizar uma cerimónia simbólica na quarta-feira, no hemiciclo de Estrasburgo, como "último tributo" a Maria Barroso, "uma lutadora pela democracia", falecida hoje em Lisboa aos 90 anos.

PS organiza tributo a Maria Barroso no Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

15:47 - 07/07/15 por Lusa

País Óbito

A delegação do PS enviou hoje um convite a todos os deputados da família dos Socialistas Europeus (S&D), assistentes e funcionários portugueses, para participarem na homenagem, que terá lugar diante do plenário, às 11:30 locais, a mesma hora a que se realizará o funeral (10:30 de Lisboa), à margem da sessão plenário que decorre esta semana em Estrasburgo, França.

O tributo a Maria Barroso, indica o convite, ao qual a Lusa teve acesso, visa "evocar o seu legado marcante e inspirador enquanto lutadora pela democracia e pela tolerância e como europeísta ".

A delegação do PS, liderada pelo eurodeputado Carlos Zorrinho, enviou também uma carta de condolências à família de Maria Barroso, a dar conta de "solidariedade na partilha da dor" pela morte de "alguém que, ao longo da vida, foi uma bandeira, uma voz resistente, ativa e solidária, na defesa da democracia, da liberdade e da justiça".

"Combatente antifascista, fez da cultura uma exigência da liberdade, da política uma reivindicação de dignidade", lê-se ainda na missiva, à qual a Lusa teve acesso.

Maria de Jesus Barroso, 90 anos, presidente da Fundação Pro Dignitate, fundadora do PS, ex-deputada e mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, morreu hoje no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave há 11 dias, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

O corpo de Maria Barroso vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

O funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório