Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Advogados lusos e brasileiros juntos na defesa dos direitos humanos

A Ordem dos Advogados Portugueses e a Ordem dos Advogados do Brasil assinaram hoje, em Coimbra, um protocolo em defesa dos direitos humanos e do combate à corrupção e ao tráfico de pessoas.

Advogados lusos e brasileiros juntos na defesa dos direitos humanos
Notícias ao Minuto

22:03 - 06/07/15 por Lusa

País Protocolo

No protocolo de intenções, a que a Lusa teve acesso, as ordens profissionais dos dois países lusófonos comprometem-se a "exigir, através de gestões efetivas e campanhas publicitárias, a observância da legislação nacional e dos instrumentos internacionais no que diga respeito à salvaguarda dos direitos humanos".

Ao mesmo tempo, advogados portugueses e brasileiros manifestam a intenção de cooperarem para "promover o debate sobre a corrupção" e tornar viáveis "medidas práticas" para a eliminar.

Os dois países afirmam igualmente que vão "promover medidas preventivas e reparadoras que visem combater o tráfico de pessoas".

A bastonária da Ordem dos Advogados Portugueses, Elina Fraga, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coelho, que assinam o protocolo, assumem ainda "o desejo de fortalecer a cooperação", de proteger os advogados de "ameaças" e de defender uma "eficaz administração da justiça".

A realização de cursos, seminários e programas de intercâmbio é outro dos objetivos assinalados no protocolo, que se manterá em vigor pelo prazo de dois anos, sendo automaticamente renovado por prazos sucessivos de um ano, caso nenhuma das partes a ele renuncie.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório