Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ativistas colocam bandeira grega no Castelo de São Jorge, em Lisboa

O movimento de ativistas "Eu não me vendo.pt" colocaram hoje uma bandeira da Grécia no Castelo de São Jorge, em Lisboa, defendendo que os povos das nações da Europa têm o direito a decidirem o seu futuro.

Ativistas colocam bandeira grega no Castelo de São Jorge, em Lisboa
Notícias ao Minuto

17:27 - 05/07/15 por Lusa

País Grécia

Esta é mais uma das ações de solidariedade em dia de referendo na Grécia, tendo o movimento "Eu não me vendo.pt" anunciado na sua página da rede social Facebook a colocação de uma bandeira grega no Castelo de São Jorge, no coração da capital portuguesa.

"A ação sublinha o direito dos povos das nações da Europa a decidirem o seu futuro. Todos temos direito a decidir sobre as políticas que condicionam gerações de pessoas", referem num pequeno texto.

Os ativistas consideram ainda que "a soberania é do povo e não é da casta, do governo de Berlim, dos eurocratas de Bruxelas, e do capital financeiro especulador".

O movimento "Eu não me vendo.pt" é um grupo de ativistas que no final do mês de junho espalhou cartazes a dizer "vendido" em vários locais de Lisboa, um deles o Parlamento, ação que inclusivamente resultou na abertura de um inquérito interno na Assembleia da República.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, convocou na noite de 26 para 27 de junho um referendo para que os gregos se pronunciem sobre a última proposta de ajuda financeira apresentada pelos credores (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) com vista ao prolongamento do programa de ajuda financeira.

As mais de 19 mil assembleias de voto, onde podem votar cerca de dez milhões de euros, abriram às 07:00 (05:00 em Lisboa) e fecharam às 19:00 (17:00 em Lisboa) e os primeiros resultados devem ser conhecidos a partir das 19:00 (hora em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório