Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Queria ir à praia no fim de semana? O tempo não ajudará

As temperaturas vão descer entre três a cinco graus Celsius em todo o território do continente na sexta-feira, mantendo-se baixas no fim de semana, disse hoje fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Queria ir à praia no fim de semana? O tempo não ajudará
Notícias ao Minuto

07:03 - 27/05/15 por Lusa

País IPMA

"Na sexta-feira tudo indica uma tendência para uma ligeira mudança na circulação [do ar] devido à posição do anticiclone e isso vai refletir-se em termos das temperaturas máximas no litoral oeste. Prevê-se, assim, que a descida [da temperatura] seja na ordem dos três, quatro a cinco graus e em alguns locais um pouco mais", disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista, quer hoje, quer na quinta-feira, o céu manter-se-á pouco nublado ou limpo, mas começa já hoje um aumento da nebulosidade na região do interior sul.

Maria João Frada explicou que, na quinta-feira, o aumento temporário da nebulosidade irá estender-se a todas as regiões do interior, em particular ao centro sul, onde poderá existir a possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos.

"Os dois próximos dias vão ser quentes, com temperaturas máximas a variar entre os 28 e os 33/34 graus, com exceção da zona da Serra da Estrela e da costa sul do Algarve, onde as temperaturas são mais baixas, mas não abaixo dos 27 graus", adiantou.

Apesar das mudanças nas temperaturas máximas, cuja origem está no facto dos ventos mudarem a sua rota, uma vez deixando de soprar do quadrante leste, para o quadrante oeste, no sábado e no domingo o céu continuará "pouco nublado ou limpo", frisou Maria João Frada.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde na região sul, em especial no interior. O vento será fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte de nordeste nas terras altas até ao início da manhã e no final do dia, e moderado (25 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima na região sul e uma pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 19 e 31 graus Celsius, no Porto entre 18 e 28, em Bragança entre 9 e 28, em Viseu entre 12 e 27, na Guarda entre 9 e 26, em Coimbra entre 16 e 31, em Leiria entre 11 e 33, em Castelo Branco entre 16 e 31, em Portalegre entre 19 e 33 e em Évora entre 14 e 34.

Beja será a cidade mais quente, com previsões de 35 graus celsius, seguida de Évora e de Santarém, com 34, enquanto no sul do país as máximas vão chegar aos 24 em Sagres e aos 27 em Faro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório