Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dados dois anos para adaptação a desembarques obrigatórios

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma derrogação de dois anos, até 2017, para os pescadores se adaptarem à obrigação de desembarcar todas as capturas que façam, incluindo as involuntárias, após a qual poderão ser sancionados.

Dados dois anos para adaptação a desembarques obrigatórios
Notícias ao Minuto

14:56 - 28/04/15 por Lusa

País Derrogação

O regulamento de base da Política Comum das Pescas, aprovado em dezembro de 2013, impõe a "obrigação de desembarque", ao abrigo da qual os pescadores serão obrigados a desembarcar todas as capturas involuntárias não comercializáveis, quer devido à ausência de uma quota, quer ao tamanho inferior ao tamanho mínimo de referência de conservação.

Este requisito entrará em vigor, gradualmente, entre 2015 e 2019, mas, segundo o texto hoje aprovado, "é conveniente adiar por dois anos a aplicação das regras que qualificam este tipo de incumprimento como grave".

"Uma vez que as devoluções ao mar são um desperdício considerável e comprometem a exploração sustentável dos organismos e ecossistemas marinhos, e uma vez que o cumprimento geral pelos operadores da obrigação de desembarque é essencial para que a mesma surta os efeitos esperados, o incumprimento da obrigação de desembarque deverá ser categorizado como infração grave", diz o regulamento acordado entre os negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da UE.

Para evitar o aumento dos encargos administrativos para os pescadores, o registo das pescas no diário de bordo só será obrigatório a partir de um limiar de 50 quilos.

A resolução legislativa foi aprovada por 573 votos a favor, 96 contra e 21 abstenções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório