Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal e Marrocos assinam protocolos de cooperação na educação e ciência

Os governos de Portugal e de Marrocos assinam na segunda-feira dois protocolos de cooperação nas áreas da educação, ensino superior e investigação científica durante a cimeira bilateral que terá lugar em Lisboa.

Portugal e Marrocos assinam protocolos de cooperação na educação e ciência
Notícias ao Minuto

20:29 - 19/04/15 por Lusa

País Cimeira

De acordo com um comunicado do Ministério da Educação e Ciência hoje divulgado, os protocolos, que serão assinados no Ministério dos Negócios Estrangeiros, visam intensificar a cooperação nestes domínios até 2017.

Os protocolos incidem sobre o Programa de Aplicação do Acordo Cultural e Científico entre o Governo português e o Governo do Reino de Marrocos, e sobre a Cooperação Científica entre o Centro Nacional para a Investigação Científica e Técnica de Marrocos, e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A nanotecnologia, a biotecnologia, a biodiversidade, as ciências do mar, as ciências agrárias e a engenharia foram as áreas consideradas estratégicas e que deverão ser privilegiadas na implementação do protocolo da área de investigação científica.

No âmbito do Programa de Aplicação do Acordo Cultural e Científico, os dois Estados vão promover a língua e cultura portuguesas nos estabelecimentos de ensino superior marroquinos, no intercâmbio entre instituições de ensino superior, de estudantes, docentes e investigadores dos dois países.

Também os estudantes marroquinos poderão beneficiar do estatuto do estudante internacional em vigor em Portugal, indica o comunicado.

Organismos dos dois países vão dinamizar um programa de cooperação institucional para fomentar o diálogo na área do ensino superior, investigação científica, formação de quadros e troca de experiências.

O objetivo, sublinha o Ministério da Educação e Ciência, é "facilitar o reconhecimento mútuo de diplomas e partilha de experiências no domínio da gestão da ciência, das engenharias e de práticas pedagógicas inovadoras e de ensino profissionalizante".

No âmbito do Protocolo de Cooperação Científica entre o Centro Nacional para a Investigação Científica e Técnica e a FCT, os dois países pretendem reforçar a cooperação entre as duas instituições e a colaboração científica entre universidades e centros de investigação.

Os domínios visados são as ciências do mar, o ambiente, a água, a energia, a logística, os transportes, a agricultura, a biotecnologia, a nanotecnologia e a saúde.

Portugal e Marrocos vão reunir-se na segunda-feira na XII cimeira Luso-Marroquina, depois de um interregno de cinco anos.

As delegações dos dois países têm prevista uma reunião plenária de cerca de uma hora, que será antecedida por um encontro entre os chefes de governo de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de Marrocos, Abdelillah Benkirane.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório