Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Paulo Pereira Cristóvão detido pela PJ

Antigo vice-presidente do Sporting é suspeito de ter fornecido informações úteis aos autores materiais de crimes de roubo e sequestro.

Paulo Pereira Cristóvão detido pela PJ
Notícias ao Minuto

11:03 - 03/03/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Justiça

Paulo Pereira Cristovão foi detido esta manhã no seguimento de uma operação da Unidade Nacional de Contra o Terrorismo da Polícia Judiciária.

O antigo vice-presidente do Sporting e ex-inspetor da Polícia Judiciária é suspeito de "fornecer informações úteis aos autores materiais" de crimes de roubo e sequestro na zona de Lisboa e Setúbal, disse fonte policial à Lusa.

Segundo a mesma fonte, Pereira Cristovão fornecia "informação útil sobre as vítimas" à associação criminosa a que pertencia, sendo um dos "mentores" dos roubos e sequestros perpetrados pelo grupo.

Pereira Cristovão, que foi vice-presidente do Sporting no mandato do presidente Godinho Lopes, está detido por suspeitas de associação criminosa, sequestro e roubo, segundo indicou outra fonte policial à Lusa.

Entretanto, em comunicado a PJ explica que hoje deteve três homens, com idades entre os 37 e os 49 anos, suspeitos de associação criminosa, sequestro, roubo qualificado, usurpação de funções, abuso de poderes e detenção de armas proibidas.

Os detidos, juntamente com outros doze suspeitos detidos desde em meados de 2014, integravam uma organização criminosa dedicada ao roubo no interior de residências, que simulavam tratar-se de verdadeiras ações policiais para cumprimento de buscas domiciliárias judicialmente ordenadas, tendo mesmo, nalguns casos, utilizado as suas próprias fardas para assim melhor credibilizarem as suas ações.

Os crimes ocorreram nos distritos de Lisboa e Setúbal, cabendo aos detidos a sinalização de potenciais vítimas dos roubos a cometer.

No decurso da operação policial foram cumpridas oito buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendidos relevantes elementos de prova.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

No âmbito da mesma investigação, em 2014 foram detidas 12 pessoas, 11 homens e uma mulher, incluindo três polícias, que ficaram em prisão preventiva.

Os restantes quatro arguidos ficaram sujeitos a apresentações periódicas diárias às autoridades.

Paulo Pereira Cristovão foi vice-presidente do Sporting durante o mandato de Luiz Godinho Lopes, depois de ter sido candidato à presidência do clube, tendo perdido para José Eduardo Bettencourt.

Recorde-se que Pereira Cristovão ainda está a ser julgado no âmbito do 'Caso Cardinal' em que enfrenta acusações por crime de burla qualificada, branqueamento de capitais, dois de peculato, mais um de devassa por meio informático, um de acesso ilegítimo e um de denúncia caluniosa agravada

[Notícia atualizada às 12h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório