Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sócrates arrasa atuação do juiz Carlos Alexandre

Os advogados de José Sócrates, que está em prisão preventiva desde novembro do ano passado, já entregaram no Tribunal da Relação o recurso que pretende anular esta medida de coação. Este sábado, o Expresso revela que, no referido documento, a atuação o juiz Carlos Alexandre é posta em causa, sendo acusado de “violar os seus deveres”.

Sócrates arrasa atuação do juiz Carlos Alexandre
Notícias ao Minuto

15:00 - 31/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Recursos

Duras críticas é o que se pode ler no recurso entregue pelos advogados de José Sócrates no Tribunal da Relação. Segundo a edição deste sábado do Expresso, o juiz de instrução criminal, que determinou a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro, é acusado de ter usado um critério “vicioso e ilegal” para determinar a ida do arguido para a prisão de Évora.

Os advogados João Araújo e Pedro Delile citam mesmo as palavras utilizadas pelo juiz num despacho: “As medidas de coação doutamente promovidas, no entender do juiz de instrução criminal, a pecarem, não será por excesso”.

Mas as críticas à atuação de Carlos Alexandre não se ficam por aqui.

No despacho pode ler-se que o magistrado ultrapassou as suas funções, pois evocou factos que não constavam do pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público.

Mas não só. João Araújo e Pedro Delile defendem ainda que o juiz aceitou as declarações do Ministério Público proferidas durante o interrogatório e que referiam que existem outros “comparticipantes” nos crimes apontados e que ainda não foram constituídos arguidos.

Para os dois advogados, a aceitação deste facto pelo juiz é “só por si uma grave violação dos seus deveres”.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora desde 24 de novembro. O ex-primeiro-ministro é suspeito da prática de crimes como corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório