Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

"Sócrates pode agora defender-se no lugar próprio"

Augusto Santos Silva referiu esta quinta-feira, nos 'Porquês da Política' na TVI 24, que José Sócrates vai finalmente ter a oportunidade de se defender no local correto: na justiça.

"Sócrates pode agora defender-se no lugar próprio"
Notícias ao Minuto

22:40 - 27/11/14 por Andrea Pinto

País Santos Silva

Foi ministro dos Assuntos Parlamentares e da Defesa Nacional enquanto José Sócrates assumia o cargo de primeiro-ministro. Associado à ala socrática, Augusto Santos Silva não escapou, na TVI24, à questão: o que sente em relação ao que se está a passar com o ex-primeiro ministro?

“Incredibilidade e serenidade. A primeira porque a indiciação de que é alvo Sócrates é gravíssima, com crimes que são muito graves” e com serenidade porque “finalmente Sócrates vai poder defender-se no lugar próprio: na justiça”.

“Sempre se disse muito sobre José Sócrates mas este nunca tinha sido constituído arguido nas acusações que lhe eram feitas. Agora vai defender-se no lugar próprio”, defende.

Afirmando que confia na justiça portuguesa, o professor critica porém o facto de se estar a verificar “a violação do segredo de justiça”, algo que pode tornar o “processo pouco imparcial e pouco favorável a favor da defesa”.

Questionado sobre a possibilidade da detenção de José Sócrates poder abalar o partido ‘rosa’, Augusto Santos Silva refere que “se há liderança do PS que pode estar imune ou protegida face a eventuais efeitos [deste caso] é a de António Costa”, pois acredita que o líder socialista “vale por si”.

Quanto às declarações de Mário Soares, esta quarta-feira, depois da visita que realizou a Sócrates no Estabelecimento Prisional de Évora, o comentador afirma que não se pode pedir a um “leão da política que se comporte como uma raposa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório