Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de seis milhões em despesas ilegais no combate a fogos

O Tribunal de Contas chumbou novo ajuste direto da Proteção Civil a um privado, a Inaer. Em causa estará o facto de não ter sido acautelado o princípio da concorrência, adianta o Público. Só este no já haverá seis milhões de eurosgastos em despesas ilegais no combate a fogos.

Mais de seis milhões em despesas ilegais no combate a fogos
Notícias ao Minuto

08:00 - 26/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Tribunal de Contas

2014 ainda não terminou mas já há mais de seis milhões de euros de despesas ilegais no combate a incêndios. Em causa está o aluguer de meios aéreos, conta o jornal Público, que adianta que o Tribunal de Contas chumbou novo ajuste direto que tinha sido autorizado por Miguel Macedo, até há pouco ministro da Administração Interna.

O despacho assinado pelo ministro dizia respeito a um ajuste direto da Autoridade Nacional de Protecção Civil a um consórcio privado, a Inaer. O Público recorda ainda que o Tribunal de Contas já tinha chumbado outro negócio idêntico, emsetembro0, no alor de dois milhões de euros, também este autorizado por Miguel Macedo.

Do lado da Protecção Civil, o argumento para o ajuste direto prendia-se por razões orçamentais e pelo “caráter de urgência. O pedido foi feito a um escasso mês do início da época de incêndios deste ano pese embora o facto de o Estado saber, desde o verão de 2013, que ainda não tinha nas suas mãos todos os meios disponíveis para o combate a fogos.

O Tribunal de Contas chumbou o contrato referente ao aluguer de meios aéreos realçando que este viola princípios básicos da contratação pública, nomeadamente o princípio da concorrência, ou seja, não se procurou garantir se esta seria a melhor solução.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório