Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Conheça quem defende arguidos da 'Operação Marquês'

São quatro os arguidos indiciados no âmbito da ‘Operação Marquês’, sendo que um deles é José Sócrates, antigo primeiro-ministro de Portugal. A notoriedade de Sócrates criou uma situação sem precedentes no país, gerando uma comoção generalizada na opinião pública. Não é, então, de estranhar que os defensores dos arguidos estejam também sob escrutínio público. Saiba quem são e como se relacionam entre si.

Conheça quem defende arguidos da 'Operação Marquês'
Notícias ao Minuto

12:33 - 25/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Defesa

João Araújo era, até há pouco tempo, desconhecido no espaço público. No entanto, agora situa-se no centro nevrálgico do processo iniciado no âmbito da ‘Operação Marquês’ ao defender o seu arguido mais ilustre, José Sócrates.

De acordo com o Diário de Notícias, o causídico começou a trabalhar para o antigo primeiro-ministro por via da ex-mulher deste, Sofia Fava, de quem é amigo. Diz-se, também, que Araújo será o advogado da mãe do socialista.

O advogado de 65 anos foi descrito por um colega, à mesma publicação, como sendo “de excelência”. Está inscrito na Ordem dos Advogados desde outubro de 1977, integrou em 2007 a comissão de honra da candidatura de António Costa à Câmara Municipal de Lisboa e não tem associados.

João Araújo, que se tem revelado paciente e diligente com a avalanche de jornalistas que o tem cercado nos últimos dias, é especialista em direito comercial e bancário e esteve, inclusivamente, envolvido no processo relacionado com o colapso da Caixa Económica Açoreana.

Advogado que era de Sócrates recebe 'chamada' de motorista

A nomeação de Araújo para a defesa de Sócrates foi uma surpresa, sendo que Daniel Proença de Carvalho sempre foi o escolhido pelo socialista para os vários processos que este instaurou contra órgãos de comunicação social, no passado.

Desta vez, Proença de Carvalho não foi chamado para o defender, mas, ironicamente, o seu escritório recebeu uma chamada, na quinta-feira à noite, de João Perna, o motorista do ex-primeiro-ministro e peça chave do processo.

O advogado escolhido para o defender foi o jovem Daniel Bento Alves, que, conta o Diário de Notícias, assumiu o processo do motorista sem se aperceber da magnitude do caso. Daniel é especialista nas áreas de contencioso, arbitragem e direito penal, com seis anos de experiência nos escritórios de Proença de Carvalho.

Carlos Santos Silva, empresário amigo de Sócrates, e Gonçalo Trindade Ferreira, advogado, são os outros dois arguidos e ambos defendidos por Paula Lourenço, conterrânea de Sócrates (Covilhã) e amiga deste e do empresário Santos Silva.

Definida como combativa, a jurista defendeu Manuel Pedro e Charles Smith, os dois arguidos no processo Freeport, que foram absolvidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório