Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Movimentos financeiros e mestrado na mira do Fisco francês

O Fisco francês ajudou na investigação dos movimentos financeiros feitos por José Sócrates em França. De acordo com o Diário Económico, a administração fiscal francesa esteve ainda atenta ao mestrado do ex-primeiro-ministro, realizado na Universidade de Sorbonne, e que, segundo o próprio, era financiado por um empréstimo da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Movimentos financeiros e mestrado na mira do Fisco francês
Notícias ao Minuto

17:30 - 22/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Sócrates

O Diário Económico avança, este sábado, com a informação de que um protocolo entre as administrações ficais portuguesas e francesas, selado no verão do ano passado, permitiu escrutinar os movimentos financeiros feitos pelo ex-primeiro-ministro durante os meses em que esteve em França.

A parceria entre as duas entidades fiscais permitiu a Portugal obter informações relativas ao pagamento da renda da primeira casa em que Sócrates habitou e, mais recentemente, à compra de uma habitação, também em território francês.

Além disso, destaca a publicação, o Fisco francês manteve-se atento a todos os pagamentos relacionados com o mestrado que frequentou na Universidade de Sorbonne e que sempre defendera que era suportado por um empréstimo da Caixa Geral de Depósitos.

A mesma publicação adianta ainda que o ex-governante terá usado os dois primeiros períodos extraordinários de regularização tributária (RERT I e II) para beneficiar de uma regularização fiscal, que não o poderia responsabilizar criminalmente, nem obrigar a revelar quais as entidades suíças onde tinha o dinheiro.

Junto de fonte próxima ao processo, o Diário Económico apurou ainda que Sócrates terá repatriado, no primeiro perdão fiscal, 500 mil euros e no segundo 2,4 milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório