Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

José Sócrates foi detido

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates foi detido esta sexta-feira no aeroporto de Lisboa quando chegava de Paris, avança o SOL. Sócrates é suspeito de crimes de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

José Sócrates foi detido
Notícias ao Minuto

00:08 - 22/11/14 por Notícias ao Minuto

País Corrupção

José Sócrates foi detido esta sexta-feira, no aeroporto de Lisboa quando chegava de Paris, na sequência de uma investigação liderada pela Inspeção Tributária de Braga.

“Entre os detidos encontra-se José Sócrates”, dá conta um comunicado da Procuradoria-Geral da República enviado às redações. O ex-primeiro-ministro é suspeito de crimes de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, segundo apurou o SOL.

Além de Sócrates mais três arguidos foram detidos. “Três dos detidos foram presentes ao juiz de instrução criminal durante o dia de sexta-feira, sendo que os interrogatórios serão retomados este sábado. Também este sábado, o quarto arguido será presente ao juiz de instrução”, lê-se.

A acompanhar as diligências esteve o juiz de instrução Carlos Alexandre, que também está a acompanhar o caso dos vistos gold. Além de que foram realizadas buscas em diversos locais, “tendo estado envolvidos nas diligências quatro magistrados do Ministério Público, e sessenta elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Polícia de Segurança Pública (PSP), entidades que coadjuvam o Ministério Público nesta investigação”.

Os crimes terão ocorrido nos dois mandatos em que Sócrates esteve à frente do Governo. “O inquérito, que investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível, encontra-se em segredo de justiça. Esclarece-se também que esta investigação é independente do denominado inquérito Monte Branco, não tendo tido origem no mesmo”, conclui o comunicado.

[Notícia atualizada às 00h26]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório