Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

PGR recebeu relatório do Ministério da Justiça sobre Citius

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu o relatório do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) sobre a plataforma Citius, disse hoje à agência Lusa fonte da PGR.

PGR recebeu relatório do Ministério da Justiça sobre Citius
Notícias ao Minuto

17:36 - 25/10/14 por Lusa

País Plataforma

O jornal i noticia hoje que a ministra da Justiça enviou, na sexta-feira, para a PGR o relatório do IGFEJ, que aponta para omissões de informações importantes das chefias intermédias durante o processo de adaptação da plataforma à nova organização judiciária.

Citando um despacho do secretário de Estado da Justiça, o i refere que as suspeitas "a confirmar-se (...) poderão configurar a prática de ilícitos de natureza disciplinar" ou "criminal".

Além de ter enviado a documentação para a PGR, Paula Teixeira da Cruz mandou instaurar um inquérito interno de natureza disciplinar, adianta o jornal.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a PGR diz que recebeu o relatório.

Na sexta-feira, nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, a ministra da Justiça disse já ter o relatório sobre "o que terá sucedido durante o tempo em que a plataforma do Citius apresentou deficiências profundíssimas", que "será reencaminhado para as instâncias próprias".

"Houve sempre um acompanhamento, aquilo que aconteceu a 01 de setembro não era de todo previsível, não só era previsível como não era expectável, como tinham sido feitos testes", afirmou.

O bloqueio da plataforma informática Citius no arranque do novo mapa judiciário, a 1 de setembro, gerou críticas de magistrados, advogados e funcionários judiciais que alertaram para o "caos" gerado nos tribunais, tendo, no plano político, levado partidos da oposição a pedir a demissão da ministra da Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório