Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

IPMA diz que avisou Proteção Civil da possibilidade de chuva intensa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou hoje ter contactado telefonicamente a Proteção Civil antes das 13:30 para alertar para possível chuva intensa em Lisboa na hora seguinte, que poderia ultrapassar os limiares do aviso amarelo.

IPMA diz que avisou Proteção Civil da possibilidade de chuva intensa
Notícias ao Minuto

22:53 - 22/09/14 por Lusa

País Mau tempo

Entre as 14:00 e as 15:00 a cidade de Lisboa foi afetada pela queda de chuva intensa, que provocou inundações em algumas zonas da capital portuguesa, obrigando ao encerramento de uma estação de metro e impossibilitando a circulação de trânsito em alguns locais.

"Na situação de hoje, dia 22 de setembro, e como é habitual neste tipo de situações, tendo em conta a evolução dos sistemas convectivos na região de Lisboa ao início da tarde, o IPMA entrou em contacto telefónico com a ANPC [Autoridade Nacional de Proteção Civil] às 13:22 horas locais, dando indicação que dentro da hora seguinte poderia haver ocorrência de precipitação mais intensa e que poderia pontualmente ultrapassar o limiar superior de aviso amarelo (20 mm) inicialmente emitido", esclareceu o instituto num comunicado enviado à agência Lusa.

O esclarecimento, assinado pelo meteorologista chefe do IPMA, Nuno Moreira, foi enviado à Lusa depois de hoje a Câmara Municipal de Lisboa ter vindo a público acusar o instituto de falhar as previsões meteorológicas.

"Houve uma grande precipitação. As informações que nós tínhamos do IPMA não iam nesse sentido, portanto a cidade teve de se prevenir à última da hora, uma vez que não tinha sido lançado aviso laranja para o distrito de Lisboa", disse hoje o vereador Carlos Castro que falava aos jornalistas numa conferência de imprensa convocada devido ao mau tempo.

O diretor municipal de Proteção Civil reforçou a acusação: "Estávamos à espera de que houvesse uma comunicação em termos de pré-aviso laranja, para podermos efetivamente dispor a prontidão de todos os serviços. Isso não veio, fomos apanhados [de surpresa] e tivemos de agir [...] rapidamente".

Nuno Moreira esclareceu ainda que o aviso laranja posteriormente emitido, às 15:19, "de forma mais abrangente para os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora, e até às 22 horas locais de hoje, procurou salvaguardar a ocorrência de precipitação intensa (superior a 20 mm/hora) no período posterior até um prazo de 6 horas resultando da análise combinada de toda a informação disponível".

No início do texto enviado à Lusa, Nuno Moreira começa por destacar que os aguaceiros correspondem "a precipitação com distribuição irregular no tempo e no espaço".

"Nestas situações, um maior detalhe das ocorrências decorre através de vigilância meteorológica, recorrendo a observações com satélites e radares meteorológicos, e observações de superfície e altitude. Em particular, através do satélite meteorológico é possível identificar uma região alargada (não em detalhe) de ocorrência de precipitação com prazos até 6 horas, mas apenas com radar meteorológico é possível identificar com maior precisão espacial a ocorrência de precipitação com prazos até 2 horas", explicou o meteorologista.

As zonas da cidade mais afetadas pela chuva intensa foram Benfica, São Domingos de Benfica, Praça de Espanha, Praça da Figueira, Martim Moniz, Avenida da Liberdade, Alta de Lisboa e Alcântara. Em todas estas zonas a circulação rodoviária foi restabelecida ao final da tarde.

O comandante do Regimento dos Sapadores Bombeiros (RSB), Pedro Patrício, considerou que o problema não poderia ter sido evitado, sendo que "com a impermeabilização dos solos que qualquer cidade tem" e em "zonas planas, não é possível haver escoamentos previstos para esta quantidade de água".

O IPMA mantém o distrito de Lisboa sob aviso laranja até às 23:59 de hoje. O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório