Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Porque é que os homens não tomam a pílula?

A pílula masculina começou a ser pensada ao mesmo tempo do que a pílula feminina. E, 54 anos depois, continuam a ser as mulheres a assumir a responsabilidade diária da contraceção. Mas em 2017, pode chegar o método masculino, que envolve uma injeção na virilha, esperando-se que venha a despertar os homens para o planeamento familiar.

Porque é que os homens não tomam a pílula?
Notícias ao Minuto

08:22 - 22/09/14 por Notícias ao Minuto

País Contracetivos

Neste momento, o único método de contraceção masculino é o preservativo. No entanto, não será decerto surpreendente se se afirmar que até este é comprado, muitas vezes, pela mulher.

Quando se começou a falar em pílula feminina, também estava nos planos uma masculina, mas o planeamento familiar não é propriamente a prioridade na lista de preocupações masculinas e, assim sendo, a pílula para os homens continua na gaveta. Existe a vasectomia que é a solução mais radical, mas o facto de poder ser definitivo não coloca este método ao mesmo nível dos anticoncecionais normais.

Tudo poderá mudar em 2017, conta o jornal i. Vem aí o Vasalgel, que está a ser desenvolvido pela organização não-governamental norte-americana Fundação Parsemus. Este gel deverá ser colocado no mesmo canal que é cortado quando se faz uma vasectomia, por forma a barrar, de forma reversível, os espermatozoides.

O gel será colocado no canal através de uma injeção na virilha e retirado da mesma forma, sem qualquer efeito colateral. Esta tecnologia já é estudada há 15 anos e começou agora a apresentar os resultados desejados, havendo provas, com testes em coelhos, de que quando se retira o gel os espermatozoides fluem como antes. Se tudo correr como planeado, o produto estará à venda entre 2016 e 2017.

No horizonte, continua contraceção oral masculina, mas esses estudos estão mais atrasados. Por agora, resta esperar pelo gel e aferir a vontade masculina de tomar as rédeas no que toca ao planeamento familiar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório