Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bloco quer Governo a responder já a pobreza infantil

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) Catarina Martins apresentou hoje um conjunto de propostas para garantir apoios sociais e combater a pobreza que afeta as crianças, reclamando o partido que o Governo atue já sobre o assunto.

Bloco quer Governo a responder já a pobreza infantil
Notícias ao Minuto

16:51 - 21/09/14 por Lusa

País Propostas

"Faltam cada vez mais os apoios sociais às crianças e aos jovens. Duas em cada cinco crianças estão em situação de pobreza", advertiu Catarina Martins em conferência de imprensa na sede do Bloco, em Lisboa.

A coordenadora do BE apresentou um projeto de resolução único com "medidas imediatas" nas quais se incluem, por exemplo, o alargamento urgente da rede pública de apoio à infância ou a garantia da universidade e igualdade no acesso à educação pré-escolar.

Portugal, prosseguiu Catarina Martins, "despende menos recursos públicos com a assistência a crianças e jovens" e, em percentagem do PIB [Produto Interno Bruto], gasta "metade da média da zona euro a apoiar crianças e jovens".

"Consideramos que o Governo tem a responsabilidade já de responder imediatamente às necessidades e portanto apresentamos um projeto de resolução para que sejam implementadas algumas medidas com caráter de urgência. Não podemos ter mais um ano letivo com estes problemas das crianças ou com estas situações de injustiça", sustentou.

O conjunto de propostas do Bloco dará entrada na Assembleia da República durante esta semana.

Entre elas, encontra-se também a ideia de implementar mecanismos de reavaliação automática dos escalões do abono de família, ação social escolar e restantes apoios sociais a crianças e jovens em casos de perda de rendimentos do agregado familiar.

A extensão da isenção de título de transporte em todos os transportes coletivos dos 4 para os 6 anos de idade e a reposição dos passes de transporte universais com preço social para crianças e jovens estudantes são também propostas do BE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório