Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Familiares de vítimas do Meco fazem ultimato ao Procurador

Os familiares das vítimas do Meco dão 48 horas ao Procurador da República para que autorize a consulta da totalidade do processo. A notícia é avançada pela TVI e revela ainda que, caso Moreira da Silva não permita o acesso ao processo, as famílias irão avançar com uma queixa-crime por obstrução à Justiça.

Familiares de vítimas do Meco fazem ultimato ao Procurador
Notícias ao Minuto

22:17 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Queixa

Os familiares das vítimas do Meco fizeram um ultimato ao Procurador da República, dando-lhe 48 horas para que autorize a consulta da totalidade do processo. Segundo a TVI, as famílias ponderam avançar com uma queixa-crime por obstrução à Justiça caso Moreira da Silva não autorize a consulta do processo, arquivado há mais de um mês.

“Parece que o processo tem um dono e não tem. O processo é público, é do Estado português, portanto há princípios e regras processuais que têm que se cumprir. O procurador não pode agir como se o processo lhe pertencesse. Tem de ser dada a possibilidade às famílias de saberem tudo, não só aquilo que interesse”, disse o advogado das famílias das vítimas em declarações à TVI, referindo-se ao facto de os familiares não terem acesso às diligências consideradas importantes.

“O problema é que têm andado a parodiar as famílias. Quando nos dirigimos ao tribunal para levantar o processo, este nunca é entregue. Fui lá tentar ver os CD's e, para minha estupefação, os CD's não estavam disponíveis para consulta”, continuou.

Além disso, destaca a publicação, foi detetada a falha de centenas de páginas no processo e as famílias insistem que foram colocadas de parte diligências como as perícias aos telefones e computadores das vítimas, dados que poderiam ser fundamentais à investigação.

Fátima Negrão, mãe de um dos jovens vitimados, destacou que as “mensagens que confirmam que foi um fim de semana de praxe”. “Sabemos que houve uma chamada do próprio no sábado à tarde, seria muito interessante saber para quem foi e não sabemos. Essa informação está nos anexos que não foram facultados. Acho inaceitável que o telemóvel do meu filho e o meu computador não tenham sido devolvidos. O processo foi encerrado, entreguem aos pais”, disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório