Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Urgências nas mãos de internos sem supervisão com dias contados

A falta de recursos humanos nos hospitais de todo o país está a originar situações em que são os internos, isto é, médicos que ainda estão a tirar a especialidade, que estão responsáveis pelas urgências e a trabalharem sozinhos. Segundo o Diário de Notícias, a Ordem dos Médicos está a preparar um documento onde explicita as regras para as urgências.

Urgências nas mãos de internos sem supervisão com dias contados
Notícias ao Minuto

12:06 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Um pouco por todo o país, existem casos em que os internos fazem vários turnos de 24 horas por semana, mas não só. Estes médicos, que ainda estão a tirar a especialidade, têm sido deixados sozinhos nos serviços de urgências a atender pacientes sem supervisão, revela esta segunda-feira o Diário de Notícias.

Uma das queixas de que aquela publicação dá conta é a de dois internos que foram deixados a trabalhar sozinhos na urgência de psiquiatria do Hospital de Santa Maria. Havia apenas um médico de prevenção, mas que não assumia qualquer responsabilidade.

O presidente da secção do Sul da Ordem dos Médicos explicou ao Diário de Notícias que estas situações acarretam “risco de exaustão e maus diagnósticos”, além de problemas para os próprios internos que estão em início de carreira. “Se um interno não se protege pode até ser afastado da profissão e estragar a sua vida”.

Miguel Guimarães, da secção Norte da Ordem dos Médicos, referiu que “os internos acabam a fazer para lá das 24 horas legais, muitas vezes a garantir urgências fora da especialidade, como define o regulamento”.

Para pôr cobro a estas situações, a Ordem dos Médicos está ultimar um documento que vai definir o número de especialistas necessários numa urgência e ainda regras para os internos e para cada especialidade. Este documento, refere o Diário de Notícias, deverá estar pronto até ao final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório