Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Há um número que é negro para os casamentos

A maioria dos divórcios em Portugal acontece após dez anos de casamento. A rutura acontece, maioritariamente, quando o casal tem entre os 35 e 44 anos, altura em que os filhos não estão tão dependentes e podem começar a pensar mais em si próprios, refere o Jornal de Notícias.

Há um número que é negro para os casamentos
Notícias ao Minuto

08:42 - 28/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Estatística

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, a maioria dos divórcios em Portugal acontece após dez anos de casamento.

A rotina é um dos principais motivos para o efeito, sendo considerado pela terapeuta de casal Catarina Mexia como “o veneno” de uma relação. O sexólogo Júlio Machado Vez defende a mesma teoria e salienta que nestas situações o mais importante é comunicar, mesmo que seja para discutir, porque devastadores são os silêncios.

Em 2013 registaram-se 4.149 separações em casamentos com 10/14 anos, sendo que a maioria dos portugueses a divorciar-se tem entre 35 e 39 anos. No total, registaram-se 22.755 divórcios.

Em relação a idades, a segunda faixa etária que regista mais divórcios é a dos 40/44 anos, altura em que os filhos se tornam menos dependentes e os pais retomam a atenção sobre si próprios e questionam-se sobre o que querem para o seu futuro.

Segundo o Jornal de Notícias, os principais motivos para os pedidos de divórcio da parte das mulheres tem a ver com o facto de considerarem que os maridos não as valorizam e dedicam pouco tempo à família, enquanto os homens reclamam o constante apontar de defeitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório