Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vacina contra tuberculose reposta até sexta-feira

A vacina contra a tuberculose será reposta nas maternidades e nos centros de saúde, até sexta-feira, depois de a sua administração ter sido interrompida nalguns locais, devido a uma falha do fornecedor, informou hoje a Direção-Geral de Saúde.

Vacina contra tuberculose reposta até sexta-feira
Notícias ao Minuto

19:30 - 31/07/14 por Lusa

País DGS

A subdiretora-geral da Saúde Graça Freitas adiantou à Lusa, sem precisar números, que "não terão sido muitas as crianças" que ficaram por vacinar, "porque havia sítios onde havia a vacina", e reiterou que a sua falta "não pôs em risco a saúde pública".

Graça Freitas acrescentou que a falta da vacina se deveu a problemas de fornecimento do único laboratório público que a produz para a Europa, na Dinamarca, que, num dos lotes, falhou no controlo de qualidade e teve de voltar a fabricar o produto.

Há duas semanas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) admitiu que a administração da vacina BCG poderia "vir a ser temporariamente interrompida por problemas de produção", embora garantindo que a situação não constituía um risco para a saúde pública.

Em comunicado, a DGS lembrava que a vacina é administrada num esquema de dose única, à nascença, nas maternidades e nos hospitais ou, excecionalmente, nos centros de saúde.

A nota acrescentava que a empresa que distribui a vacina BCG em Portugal informou que previa a regularização do fornecimento no fim de julho.

A DGS avisava, então, que as crianças que não fossem vacinadas à nascença seriam contactadas pelo respetivo centro de saúde quando houvesse novo fornecimento da vacina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório