Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Justiça duplica remunerações dos investigadores da PJ

Os investigadores da Polícia Judiciária que estiverem de piquete irão receber o dobro a partir de fevereiro. A medida foi publicada hoje em Diário da República, que altera assim, um valor que já não era revisto desde 1997, recorda o Expresso.

Justiça duplica remunerações dos investigadores da PJ
Notícias ao Minuto

12:58 - 17/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Declarações

O Ministério da Justiça duplicou os valores pagos aos investigadores da Polícia Judiciária (PJ) quando estes se encontram de piquete ou de prevenção, anuncia o Expresso. Assim, um inspetor-chefe em piquete, que recebia atualmente, um suplemento de 36 euros, vai agora receber 70 euros.

Se o mesmo inspetor se encontrar em prevenção num dia útil, recebia 15 euros, passando agora a receber 28 euros. Se for chamado para alguma ocorrência irá receber 5,85 euros à hora até à meia-noite e 11,69 euros depois dessa hora.

Embora estes valores tenham sido uma das causas da greve iniciada no dia 21 de outubro, o presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC), Carlos Garcia, defende, citado pelo Expresso, que esta nova legislação “não irá resolver os problemas nem está ainda em consonância com a resolução do Conselho da Europa sobre a reclamação coletiva n.º 60/2010, segundo a qual este tipo de trabalho deveria ser pago como horas-extra".

O sindicalista refere, ainda, que está prevista para as próximas semanas a realização de assembleias regionais por todo o país, para analisar esta situação e para rever o seu estatuto que data de 2.000 e desbloquear as promoções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório