Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Determinada, removeu parte do seu cérebro para ser mais feliz

A adolescente sofreu uma paralisia cerebral ainda em bebé. Para ter uma vida mais confortável sabia que tinha de remover parte do seu cérebro.

Determinada, removeu parte do seu cérebro para ser mais feliz
Notícias ao Minuto

07:35 - 09/02/16 por Zahra Jivá

Mundo Austrália

Às 18 semanas de vida, Karley Miller sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e desde bebé que sofre convulsões constantemente.

A adolescente sofre de epilepsia e tem problemas de visão depois de o AVC ter matado parte do seu cérebro, que ainda se estava a desenvolver.

Nessa sequência, Karley, agora com 17 anos, foi submetida a uma intervenção cirúrgica para remover parte do seu cérebro. 

A residente em Cowra, Austrália, admitiu saber os riscos que se adivinhavam desta cirurgia e tinha presente a possibilidade de nem sequer conseguir sobreviver. Mas ainda assim sabia que para levar uma vida normal e feliz tinha de arriscar.

A decisão de Karley surgiu depois de ter sofrido uma convulsão de quase nove horas e meia. 

“Tive de o fazer. Não conseguia ter mais ataques. Pensei, sou forte e consigo sobreviver a isto”, conta ao Daily Mail Austrália.

A sua mãe, Nikki Miller, conta que Karley permanecia consciente durante as convulsões, o que dificultava ainda mais a situação. “Sabia que tinha de a apoiar, e se ela pensava que esta era a única oportunidade de levar uma vida normal não era eu que a ia impedir”, revela.

Após a cirurgia a mãe temia que ela tivesse ficado ainda com mais lesões. “Mesmo depois de ter acordado e de ter sorrido não fazia a menor ideia se ela me conseguia ouvir ou até perceber”, esclarece.

Mas pouco tempo depois, Nikki soube que a sua filha estava a recuperar bem. “Fiquei tão feliz. Ela era a mesma Karley e percebia tudo o que se estava a passar”. Agora, há "uma chama no olhar de Karley que antes não existia", diz a mãe. "Vê o mundo de outra forma", indica.

Quatro meses passaram e Karley não teve uma única convulsão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório