Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Moscovo condena lançamento de rocket pela Coreia do Norte

A Rússia condenou o lançamento de hoje pela Coreia do Norte de um 'rocket' de longo alcance e considerou que este é "muito prejudicial" para a segurança regional, incluindo a de Pyongyang.

Moscovo condena lançamento de rocket pela Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

09:31 - 07/02/16 por Lusa

Mundo Rússia

evidente que tais ações conduzem a um agravamento sério da situação na península coreana e na Ásia do nordeste no seu conjunto" e "é muito prejudicial para a segurança dos países da região, em particular e em primeiro lugar da própria Coreia do Norte", indicou o ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

A Rússia que é um dos raros aliados do regime mais isolado do mundo com o qual partilha uma fronteira, adiantou que Pyongyang manifestou uma vez mais "um desprezo imprudente pelas regras do direito internacional".

"O caminho escolhido por Pyongyang não pode senão suscitar um protesto firme", declarou o ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

"Nós recomendamos urgentemente aos dirigentes norte-coreanos para se questionarem se a política que consiste em opor-se à comunidade internacional interessa ao país", adianta o comunicado.

A Coreia do Norte anunciou hoje que lançou um 'rocket' de longo alcance, às 09:00 locais (00:30 em Lisboa), que a comunidade internacional considera ser um teste de mísseis balísticos encoberto.

Peritos da Coreia do Sul estimam que o 'rocket' possa ter um alcance de mais de 10 mil quilómetros, uma distância superior à que separa a península coreana do território continental dos Estados Unidos da América.

Pyongyang realizou um teste nuclear a 06 de janeiro e anunciou na semana passada o lançamento, este mês, de um foguetão transportando um satélite, que a maioria da comunidade internacional vê como uma dissimulação para um teste de mísseis balísticos que viola resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se de urgência hoje em Nova Iorque por causa do lançamento deste 'rocket', noticiou a agência AFP, citando fontes diplomáticas.

A reunião foi pedida pelos Estados Unidos e pelo Japão, membros do Conselho de Segurança, e pela Coreia do Sul.

Entretanto, a Coreia do Sul e os Estados Unidos decidiram abrir conversações formais com vista à instalação de um sistema antimísseis norte-americano na península coreana, a que a China se opõe, anunciou hoje o Governo de Seul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório