Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sabe qual foi a inspiração de Bin Laden para o 11 de Setembro?

Aquele que foi o pior ataque em solo americano matou quase três mil pessoas.

Sabe qual foi a inspiração de Bin Laden para o 11 de Setembro?
Notícias ao Minuto

23:59 - 02/02/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Terrorismo

Os mortíferos ataques perpetrados pelos membros da Al-Qaeda a 11 de setembro de 2001 foram planeados pelo então líder da organização terrorista Osama Bin Laden.

Quase 15 anos e meio depois do sucedido, a revista al-Masrah, pertencente à Al-Qaeda, revela em que se inspirou o líder terrorista para planear os ataques, conta o Daily Mail.

Tudo remonta ao ano de 1999 quando um piloto despenhou, propositadamente, no Oceano Atlântico, um avião da Egypt Air, matando 217 pessoas, incluindo 100 norte-americanos.

Conta a revista que quando soube do sucedido, Bin Laden questionou: “Porque é que ele não fez o avião colidir com um edifício?”.

O líder da Al-Qaeda reuniu-se então com um dos principais arquitetos do ataque, que já tinha, inclusive, pensado em sequestrar aviões norte-americanos.

E dois anos depois o plano foi posto em prática.

Dezanove membros da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões: dois colidiram intencionalmente contra as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, um colidiu com o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos), na Virgina, e o quarto aparelho caiu num descampado na Pensilvânia depois de os passageiros se terem apercebido das intenções dos terroristas.

Além das vítimas que seguiam nos aviões sequestrados há ainda a lamentar a morte de milhares de pessoas que se encontravam nas Torres Gémeas. Uma das imagens que ficará para sempre associada a este ataque é a de pessoas, em pânico, a saltarem das janelas dos edifícios que tinham 110 andares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório