Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Chicago: Novo vídeo mostra atuação de polícia que matou jovem

Caso remonta a outubro do ano passado.

Notícias ao Minuto

19:56 - 27/11/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

A 20 de outubro de 2014, Laquan McDonald foi morto por um polícia em Chicago. O jovem negro foi baleado 16 vezes em poucos segundos e o polícia está agora a ser acusado de homicídio em primeiro grau, após um juiz ter decidido que as imagens que mostram o caso fossem divulgadas.

Um primeiro vídeo já circulou com a história, mas houve mais vídeos a captar o momento na fatídica noite. Um deles foi filmado pela câmara do carro onde seguia o polícia que baleou Laquan.

Como realça o Chicago Tribune, que teve acesso ao vídeo, estas imagens levantam novas questões, já que mostram, por exemplo, a perseguição de que o jovem foi alvo antes de ser baleado, com Laquan a seguir a pé enquanto era seguido de carro pela polícia.

Ao todo foram oito os carros da polícia a acorrer ao local. Até ao momento foram divulgadas imagens captadas em cinco carros. Surgem, porém, algumas dúvidas sobre como tudo se desenrolou, já que o sistema de vídeo e áudio começa a funcionar automaticamente, assim que as sirenes são ligadas.

O vídeo agora conhecido, porém, tem problemas de som, não se percebendo se não houve indicações dadas por oficiais ou se elas foram dadas mas não foram captadas pelas imagens.

Saliente-se que o polícia agora suspeito de homicídio, Jason Van Dyke, tem sido criticado inclusive pelas autoridades policiais pela sua atuação. Se for condenado, arrisca uma pena que pode ser de, pelo menos, 20 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório