Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Zoo anuncia nascimento dos primeiros gémeos panda no Canadá

O jardim zoológico de Toronto anunciou hoje que, pela primeira vez, nasceram crias gémeas de panda gigante no Canadá.

Zoo anuncia nascimento dos primeiros gémeos panda no Canadá
Notícias ao Minuto

21:05 - 13/10/15 por Lusa

Mundo Toronto

Er Shun, um dos dois pandas emprestados ao zoo pela China, deu à luz horas antes duas crias pesando apenas 187,7 e 115 gramas.

Os pandas nascem cegos e são do tamanho de um pacote pequeno de manteiga. As crias, 900 vezes mais pequenas que a mãe, são cor-de-rosa e têm pelo branco curto e esparso.

Os funcionários do zoo indicaram que Er Shun exibiu "excelentes instintos maternais e começou a limpar e embalar a primeira cria pouco depois do nascimento dela".

Os dois recém-nascidos estão, no entanto, muito vulneráveis, e os próximos dias -- a maior parte dos quais passarão numa incubadora, sob a observação de especialistas canadianos e chineses em pandas -- serão "determinantes para a sua sobrevivência".

"Estamos muito orgulhosos por estarmos a contribuir para a continuação da sobrevivência desta espécie em perigo", disse o diretor do zoo, John Tracogna, em comunicado.

Er Shun e Da Mao chegaram a Toronto em 2013 e foram recebidos pelo primeiro-ministro, Stephen Harper, e pela mulher. Eles serão transferidos para o jardim zoológico de Calgary em 2018 para uma estada de cinco anos antes de regressarem à China.

O pai das crias pode ser um de três pandas, incluindo Da Mao, depois de Er Shun ter sido submetida a duas inseminações artificiais em maio, precisou o zoo.

Outros gémeos panda tinham nascido em agosto no Smithsonian National Zoo, em Washington, mas um deles morreu de pneumonia em poucos dias.

A cria sobrevivente foi batizada como Bei Bei pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, e pela sua homóloga chinesa, Peng Liyuan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório