Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Airbus de Kadhafi alvo de batalha judicial em França

O Airbus do antigo ditador líbio Muamar Kadhafi está a ser objeto de uma batalha judicial em França, onde está estacionado, depois de um credor do Koweit solicitar a sua apreensão, disseram advogados.

Airbus de Kadhafi alvo de batalha judicial em França
Notícias ao Minuto

23:14 - 09/10/15 por Lusa

Mundo Polémica

O A340, luxuosamente equipado, foi entregue a França depois da queda do regime de Kadhafi, na sequência de um contrato de reparação e manutenção assinado, em 2012, entre o Ministério da Defesa do antigo governo líbio e a Air France, explicou um dos advogados do caso.

Na quinta-feira, uma empresa do Koweit reivindicou direitos sobre o aparelho no Tribunal Distrital de Perpignan.

O grupo, conhecido como Al-Kharafi, que vender o avião em leilão, depois de um tribunal egípcio ter considerado que o regime de Khadafi falhou um contrato assinado em 2006, obrigando-o ao pagamento de 945 milhões de dólares (cerca de 831 milhões de euros), disse o advogado da empresa.

O proprietário, Autoridade Executiva de Voos Especiais (que depende do Governo líbio reconhecido pela comunidade internacional), opõe-se à decisão, disse a advogada.

"Como o avião pertence ao Estado e é utilizado para o funcionamento do Estado, especialmente neste tempos de esforços para reconstrução do Estado, há uma imunidade de execução para proteger o país contra aqueles ataques", salientou a advogada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório