Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Congresso da Guatemala levanta imunidade ao Presidente

O Congresso da Guatemala decidiu hoje, por unanimidade, retirar a imunidade ao Presidente do país, Otto Pérez Molina, que está acusado de liderar uma rede de corrupção aduaneira, 'La Linea'.

Congresso da Guatemala levanta imunidade ao Presidente
Notícias ao Minuto

23:50 - 01/09/15 por Lusa

Mundo Corrupção

"Declaramos aprovado o levantamento da imunidade do Presidente", anunciou o congressista Carlos Herrera, secretário do comité de direção do Congresso.

A resolução foi aprovada com 132 votos favoráveis.

O pedido foi feito no passado 21 de agosto pelo Ministério Público e pela Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala, que argumentou ter provas suficientes que envolvem o Presidente numa rede de corrupção.

A semana passada o Procurador-geral da Guatemala recomendou ao chefe de Estado para se demitir devido às acusações com o objetivo de preservar a estabilidade do país, que tem sido palco de grandes protestos antigovernamentais.

O escândalo rebentou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da ONU com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da vice-presidente, Roxana Baldetti, de envolvimento numa rede de contrabando e fraude aos impostos.

Baldetti deixou o cargo em 08 de maio.

O escândalo de corrupção tem desencadeado grandes protestos na Guatemala que, a 06 de setembro, escolhe o sucessor de Otto Pérez, um conservador general na reserva, no poder desde 2012, a quem é vedada a possibilidade de recandidatura.

No passado domingo, o Presidente da Guatemala quebrou o silêncio sobre o caso, negando a sua participação na rede de corrupção, garantindo que vai dar "a cara" diante da Justiça e assumir a sua a responsabilidade, mas recusando demitir-se.

O mandato de Otto Pérez termina em janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório