Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Talibãs lançam dois ataques-suicidas no mesmo dia em Cabul

Os talibãs lançaram hoje dois ataques-suicidas, contra forças da NATO e contra os serviços secretos afegãos, que fizeram um morto e cinco feridos e sugerem uma intensificação da ofensiva anual de verão.

Talibãs lançam dois ataques-suicidas no mesmo dia em Cabul
Notícias ao Minuto

15:53 - 07/07/15 por Lusa

Mundo Afeganistão

No primeiro incidente, um carro armadilhado foi conduzido contra um veículo da NATO no sudeste da capital afegã fazendo três feridos, descritos apenas pela polícia como "estrangeiros", segundo a agência France Presse.

Cerca de uma hora depois, na mesma zona da cidade, vários atacantes tentaram tomar um escritório da Direção Nacional de Segurança, a principal agência afegã de informações. Um dos atacantes, numa motorizada, acionou os explosivos que trazia no corpo matando um guarda. Dois outros atacantes foram mortos pela polícia.

Ambos os ataques foram reivindicados pelos talibãs no Twitter.

Esta foi a terceira vez em três semanas que Cabul foi palco de ataques talibãs e a segunda em que o alvo foram forças da NATO.

Na semana passada, um carro armadilhado explodiu à passagem de uma coluna da NATO na estrada para o aeroporto de Cabul, matando dois civis e ferindo 15.

Uma semana antes, um ataque ao parlamento terminou com dois civis mortos e a retirada dos atacantes, repelidos pelas forças de segurança.

A NATO terminou a missão de combate no Afeganistão em Dezembro de 2014, mantendo uma pequena força de treino e aconselhamento e deixando pela primeira vez às forças policiais e militares afegãs a responsabilidade total pela segurança durante a ofensiva anual do verão dos talibãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório